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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,20
MB
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Título: |
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Reificação e utopia na ficção científica norte-americana da Guerra Fria |
Autor: |
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Elton Luiz Aliandro Furlanetto
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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USP/ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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251 |
Resumo |
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Esta dissertação busca analisar três romances e um conto produzidos nos Estados Unidos nos anos 1950, pertencentes ao gênero de ficção científica. Trata-se de Um Cântico para Leibowitz, de Walter Miller Jr, escrito entre 1955 e 1957, Saia do meu céu!, de James Blish, escrito entre 1956 e 1957, Os mercadores do espaço, de Frederik Pohl e C.M. Kornbluth, escrito em 1953, e "Invasores do Espaço Interior", de Howard Koch, publicado em 1959. O objetivo do trabalho é estudar e entender de que maneira as forças sociais que formavam a "estrutura de sentimento" daquela época se materializaram nas obras. Para isso, procuramos os momentos de utopia presentes nos romances e no conto, indicando como tais momentos são neutralizados ou deslocados por aspectos ideológicos, que barram a imaginação e as possibilidades criativas dos autores. Seguindo a tradição crítica materialista histórica, vemos que as obras de arte, mesmo aquelas que se ligam mais fortemente à chamada Indústria Cultural, são atos sociais simbólicos, os quais intentam responder aos questionamentos mais pungentes de sua época. A análise é realizada em camadas, iniciando-se no nível textual, passando para um estudo de estruturas narrativas: o foco narrativo, a representação do espaço e do tempo. Depois, selecionamos um material social fundamental para o gênero, dentre os que as obras dão voz: a ciência. Analisamos como esse material é revelado em suas potencialidades utópicas ou suas restrições históricas. O que todos os exames demonstram é que existe uma tentativa de deslocar ou neutralizar a vontade de mudanças presente nas obras. Nossa hipótese era que o crescente fechamento político e a repressão nos primeiros anos da década de 1950 tinham sido as responsáveis por essa dificuldade de pensar alternativas positivas e viáveis para o presente e o futuro dos homens. Isso fica evidenciado ao observarmos o episódio final de cada um dos objetos sob estudo. Entender como os autores responderam no passado a certa pressão social parece ser relevante hoje, como forma de evitarmos, num novo momento de repressão e crise, respostas repetidas e desviadas das preocupações reais atuais. |
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