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Título:  
  Wiki como ambiente virtual de construção colaborativa de textos multimodais em um cenário de educação não-formal: um Telecentro da Prefeitura de São Paulo
Autor:  
  Vera Silva dos Santos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USP/ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  354
Resumo  
  Esta dissertação visa apresentar a trajetória e os resultados da análise da atividade oficina de construção colaborativa de textos multimodais em ambiente virtual wiki, ministrada a 52 usuários do Telecentro instalado na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados de junho de 2008 a fevereiro de 2009, período de duração das cinco turmas da oficina. Utilizando os preceitos da teoria da atividade (Leontiev, 1978, Engeström, 1997, Nardi, 1996) e principalmente o conceito de contradições apontado pela teoria (Engeström, 1997) procura-se identificar, classificar e problematizar, na análise de dados, as contradições relacionadas a aspectos linguísticos, cognitivos, sociais, culturais e técnicos que surgem entre os elementos que compõem a atividade (sujeito, ferramentas, objeto, regras, comunidade e divisão do trabalho) durante a realização da oficina. A análise das contradições da atividade demonstra, contudo, que professora e alunos não encontraram soluções em todos os casos. Concluiu-se nesta pesquisa que a análise das contradições da atividade foi profícua para a compreensão detalhada das relações entre os componentes da atividade em todos os seus níveis. Também foi compreendido que uma análise dessa importância deve sempre motivar e ser seguida pelo planejamento e implementação de um modelo de reformulação da atividade que incorpore ações de transformação e inovação, que efetivamente levem aos resultados esperados. Embora o escopo desta pesquisa não tenha permitido que isso fosse feito, algumas sugestões de como se poderia tentar fazê-lo em pesquisas futuras são esboçadas e apresentadas no final do trabalho.
     
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