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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7,72
MB
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Título: |
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As Marias de Albrecht Dürer (1471-1528): práticas de devoção, práticas artísticas e o humanismo cristão em Nuremberg |
Autor: |
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Rachel Jaccoud Ribeiro Amaro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/HISTÓRIA SOCIAL |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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472 |
Resumo |
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O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um estudo de caso que busca analisar as representações da Virgem Maria com o seu Filho, produzidas pelo gravador germânico Albrecht Dürer (1471-1528), tendo em vista seu envolvimento com os círculos humanistas de Nuremberg e as subsequentes adesões dos cidadãos da cidade à Reforma Protestante. São mais de oitenta imagens dentre pinturas, desenhos e gravuras. Diante de tantas representações, para uma análise cuidadosa, esta dissertação se dedicará especialmente ao estudo das treze gravuras em cobre, produzidas entre os anos de 1497 e 1520. Dessas, quatro encontram-se na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Em um período muito marcado pelo Humanismo e pelo Renascimento, Dürer foi considerado o maior dos gravadores germânicos e um grande artista ainda em vida. Seus trabalhos, de temáticas e técnicas variadas, circularam por toda a Europa e agradaram um grande número de pessoas e diversos grupos sociais. A partir de 1516, Dürer participou do grupo Sodalitas Staupitziana, que estudava a Bíblia, panfletos e sermões de Lutero. Seus participantes foram os principais responsáveis pela adesão de Nuremberg à Reforma, em 1521. Apesar disso e da diminuição de produção de suas gravuras religiosas – que representam a maior parte de sua obra –, o gravador continuou a executar Marias ao longo de toda a sua vida produtiva. A permanente produção de imagens com representações da Virgem Maria e seu Filho evidenciaria uma contradição entre a produção de Albrecht Dürer e sua participação nas discussões reformadoras de Nuremberg? Foi a partir dessa indagação que a proposta de pesquisa exposta nesse projeto começou a se configurar. A partir de um diálogo constante entre a História da Cultura e a História da Arte, o objetivo principal desta pesquisa será investigar que práticas culturais – especialmente práticas devocionais e artísticas – levaram Albrecht Dürer a priorizar em seu trabalho a produção de imagens com o tema Maria com a Criança. |
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