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Título:  
  Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios
Autor:  
  Pedro Luiz Costa Carvalho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFLA/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  213
Resumo  
  Diante do fato de que uma plataforma de negócios proporciona uma relação entre organizações muito mais forte e voltada à geração de inovações e levando em consideração a importância do mercado canavieiro para a economia brasileira; o presente trabalho teve como objetivo analisar o mercado de cana-de-açúcar brasileiro sob a ótica da plataforma de negócios; na qual se preconizam as diversas trocas de conhecimento e competência das empresas participantes desse mercado. Nesse sentido; o presente trabalho verificou se as relações entre as organizações participantes do mercado da cana-de-açúcar brasileiro podem estar sob os conceitos de uma plataforma de negócios. Como metodologia; optou-se por uma pesquisa qualitativa baseada nas técnicas da Grounded Theory; visto que se estuda um assunto pouco conhecido e pretende-se aplicá-lo sob uma nova abordagem; um novo setor na economia ainda não totalmente estruturado. A coleta dos dados foi feita por fontes secundárias e por fontes primárias. As fontes secundárias abrangeram livros; dissertações; teses; informações jornalísticas; informações de órgãos governamentais; artigos científicos; revistas e sites de órgãos públicos; privados e secretarias; enquanto que as fontes primárias foram obtidas por meio de sete entrevistas nos principais participantes desse mercado. Os resultados mostraram que o setor canavieiro brasileiro pode ser analisado mediante os conceitos de uma plataforma de negócios. Concluiu-se que o setor é formado por cinco módulos principais que se relacionam diretamente com a categoria central de toda essa estrutura de plataforma; representada pela forte relação entre agricultura e indústria. Além disso; há também uma relação indireta entre os módulos na medida em que o desenvolvimento da categoria central proporcionado pelo desenvolvimento de um módulo específico também gera; indiretamente; um desenvolvimento nos outros módulos da estrutura. A motivação para destacar a relação entre agricultura e indústria como sendo a categoria central da plataforma foi o fato de que a cana-de-açúcar é um produto que precisa; necessariamente; passar por algum processo de transformação; ou seja; a cana in natura praticamente não tem valor comercial. Sendo assim; isso só é possível se houver uma indústria forte; capacitada e que esteja integrada com as pesquisas realizadas no campo; na busca por melhores variedades e maior produtividade.
     
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