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Título:  
  Educação a distância no ensino superior: avanços e dificuldades
Autor:  
  Camilla Lobo Paulino   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESA/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  345
Resumo  
  RESUMO A utilização da Educação a Distância (EAD) no ensino superior é recente e provoca questionamentos. No plano das inquietações educacionais situa-se a adesão de universidades à proposta contida na Portaria nº. 4059/04 do MEC, que trata da oferta de 20% da carga horária total de cursos de graduação na modalidade a distância. Após cinco anos de vigência desta Portaria, torna-se relevante investigar sua aplicação. Tendo como contexto de estudo duas universidades situadas no município do Rio de Janeiro, uma particular e outra pública, a pesquisa dirigiu-se às seguintes questões: (a) que cursos aderiram aos 20% a distância e que motivos orientaram a sua escolha? (b) que mudanças as universidades realizaram, em termos de estruturação curricular, infra-estrutura administrativa, pedagógica e tecnológica? (c) como os professores participantes da experiência foram escolhidos e preparados? (e) que dificuldades os responsáveis pela EAD nestas duas universidades apontam em relação à implementação da Portaria nº. 4059/04? O teor dessas questões orientou a pesquisa para uma abordagem qualitativa dos dados coletados por meio de entrevistas junto a dez sujeitos, sendo cinco de cada instituição, todos ocupando posições estratégicas na gestão da oferta dos 20% a distância. Tal abordagem tomou como subsídio básico os Referenciais de Qualidade da EAD, propostos pela Secretaria de Educação a Distância do MEC, cujas orientações foram ampliadas a partir de posições de autores que se destacam na literatura pedagógica que trata da educação a distância. Considerando as diferenças significativas entre as duas universidades, os resultados indicam que: (a) ambas se preocupam com a otimização / flexibilização dos currículos dos cursos que aderem aos 20% a distância, os processos decisórios na universidade particular são ágeis e se concretizam com respaldo direto dos órgãos superiores (Reitoria e Pró-Reitoria), já na universidade pública, os processos são lentos tendo em vista serem baseados em ampla negociação, (b) as duas instituições partem do projeto pedagógico do curso na sua modalidade presencial para definir a oferta dos 20%, na universidade particular foi criado um núcleo integrador, composto pelas disciplinas a distância, que atende a diferentes cursos, a universidade pública oferecerá um conjunto de disciplinas básicas que também se propõem a atender mais de um curso, (c) em ambas há preocupação com a escolha e preparo do corpo docente para atuação na EAD, o voluntariado tem sido a estratégia preferida de seleção e a este se agregam treinamentos e capacitações, (d) as instituições se apóiam nos Referenciais de Qualidade do MEC, especialmente para a criação de um corpo de tutores encarregados da docência a distância, o que sinaliza a precarização da atividade docente nesta modalidade educativa, (e) as duas instituições procederam a mudanças nos planos: administrativo (criação de setores, de funções, de normas acadêmicas), pedagógico (reformulação curricular, preparação de docentes), tecnológico (investimento em infra-estrutura e equipamentos). Apesar das similaridades, há indícios de que na universidade particular sobressai o viés do "como fazer" e na pública do "porque fazer". As dificuldades levantadas referem-se principalmente às resistências dos docentes e dos alunos a EAD.
     
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