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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
26,02
MB
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Título: |
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Batalha: concepções e perspectivas de professores dentro de um projeto de educação ambiental empresarial |
Autor: |
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Fabiana Goulart Rocha
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESA/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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265 |
Resumo |
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RESUMO
Esta pesquisa intitulada BATALHA: Concepções e Perspectivas de Professores Dentro de um
Projeto de Educação Ambiental Empresarial, teve o objetivo de apreender as concepções que
participantes do Ciclo de Formação e Capacitação de Professores em Educação Ambiental
possuíam sobre Meio Ambiente, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Este
curso oferecido pela empresa Furnas Centrais Elétricas S/A no município de Cristalina é parte
das exigências legais junto ao IBAMA no licenciamento para a construção e funcionamento
da AHE BATALHA no rio São Marcos, localizado na divisa dos municípios de Cristalina e
Paracatu. Para apreender essas concepções pesquisamos junto a estes profissionais sua
formação, suas concepções, suas perspectivas através do discurso sobre o que buscam no
curso e também no modo de trabalhar a temática ambiental em suas práticas escolares.
Observamos que a multiplicação dos conhecimentos e conceitos, são ancorados em suas
próprias concepções e apresentam antagonismos dentro das diversas matrizes que ancoram
Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Educação Ambiental em pradigmas
reprodutivistas ou crítico. Salientamos aqui que o reprodutivismo perpetua os conceitos sem
relacionar os problemas ambientais a fatores decorrentes da articulação entre homem,
ambiente e sociedade, enquanto as práticas baseadas na teoria crítica observa a relação entre
esses fatores e busca mudanças através da mobilização social. Esta investigação ancorou-se
no paradigma da Teoria Crítica sob a qual buscamos compreender e transformar a realidade
marcada pela degradação ambiental, desigualdade e exclusão social. Para alcançar os
objetivos propostos foi adotada a seguinte metodologia coleta de dados, análise de
documentos, aplicação de questionários a 25 participantes do Curso de capacitação de
Educadores Ambientais, observação desses professores durante o curso e da comunidade
escolar durante festa Junina realizada em escola rural. Observamos ainda os trabalhos
expostos sobre o tema desenvolvidos junto aos alunos que em sua prática cotidiana, contribui
para a formar opiniões e valores. Os resultados da pesquisa apontam que embora estejam
voltados para um objetivo comum, como a preservação do ambiente e da qualidade de vida
local, estes apresentam concepções diferentes e desalinhadas desses objetivos demonstradas
pela pouca crítica e reflexão sobre a dinâmica na temática ambiental, que propaga-se de
professor à aluno, de forma acrítica. Num processo onde a comunidade não se vê como parte
do ambiente e busca melhorias através da preservação ambiental considerando apenas os
fatores físicos que degradam o ambiente dissociando-os dos fatores sociais, políticos e
econômicos, além da atuação dos outros atores |
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