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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,73
MB
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Título: |
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Ambiente e acessibilidade para pessoas com deficiência no desenvolvimento de atividades esportivas em piscinas: um estudo de casos |
Autor: |
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Taís Prinz Cordeiro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVATES/AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO |
Área Conhecimento |
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INTERDISCIPLINAR |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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255 |
Resumo |
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O trabalho realizado com pessoas com deficiência representa um grande
desafio no sentido de proporcionar uma equiparação de oportunidades, sem
privilégios de apenas uma minoria. A luta para a garantia destes espaços de
igualdade para os cidadãos ampara-se nas leis e normas, já que estar em sociedade
representa ter deveres e direitos que devem ser obedecidos e respeitados. O
presente estudo surge da necessidade de reflexão sobre as questões de
acessibilidade para pessoas com deficiência no desenvolvimento de atividades
esportivas em piscinas. O objetivo do estudo foi o de investigar como os professores
de natação de instituições de ensino superior e os alunos com deficiência
compreendem os problemas socioambientais de acessibilidade nas aulas de
natação. O método utilizado baseia-se no paradigma qualitativo, caracterizado como
estudo de casos. Para a coleta de informações necessárias à realização deste
estudo, foram utilizadas como instrumentos: observações seletivas, entrevistas semi-
estruturadas e análises fotográficas. A partir da coleta de informações foram
selecionadas as categorias de análise: 1) barreiras e condições de acessibilidade no
ambiente da prática da natação, 2) acessibilidade e o professor de natação, 3)
impactos socioambientais derivados das condições de acessibilidade para os alunos
com deficiência nas aulas de natação. A análise das informações refere-se
exclusivamente às duas instituições pesquisadas, sem ter a pretensão de
generalizar os achados, uma vez que as reflexões foram compreendidas de forma
contextualizada no tempo e no espaço em que ocorreu a coleta de informações. Os
resultados extraídos demonstram que adaptações e modificações são necessárias
devido à falta de mobilidade de muitos alunos ou à outras dificuldades apresentadas
por estes. Durante as observações realizadas nos dois contextos também foram
encontradas facilidades proporcionadas pela estrutura física e pela mobilização
atitudinal dos professores e funcionários frente aos alunos com deficiência. Mas
ainda é necessário que as instituições repensem suas barreiras burocráticas, sociais
e pedagógicas no sentido de proporcionar práticas verdadeiramente inclusivas para
todos os alunos. |
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