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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,89
MB
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Título: |
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Processo de criação e validação de um sistema de realidade aumentada e virtual para o ensino de um gesto esportivo: USHIRO-UKEMI |
Autor: |
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Mauro Cesar Gurgel de Alencar Carvalho
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/ENGENHARIA CIVIL |
Área Conhecimento |
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ENGENHARIA CIVIL |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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206 |
Resumo |
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O presente estudo objetivou criar e validar sistemas de Realidade Aumentada
(RA) e Virtual (RV) para ajudar a promover a aprendizagem de uma habilidade
esportiva: ushiro-ukemi (rolamento para trás do Judô). Os sujeitos eram 508
estudantes (10,35 + 2 anos) de Colégio Pedro II, separou pelo conhecimento prévio
sobre o tema. O grupo de controle (G0) não recebeu nenhuma instrução. Os grupos
experimentais receberam diferentes abordagens de ensino: aula de Judô tradicional
(G1), aula auxiliada por sistema de RA baseada em projeção (G2), livro aumentado
(G3), livro digital e aula de Judô tradicional (G4 e G5). Estudos preliminares tiveram
que ser desenvolvidos para se fazer o estudo experimental: a caracterização de
ushiro-ukemi, a modelagem e animação humana virtual em 3D, os sistemas de RA,
história em quadrinhos sobre ushiro-ukemi, o livro digital (RV), o livro aumentado (RA),
criação e verificação da validade e fidedignidade do questionário e do teste motor.
Finalmente durante o estudo experimental, ANOVA de Kuskal-Wallis mostrou
diferença significativa entre grupos para os resultados do questionário (p <0,0001) e
do teste motor (p <0,001). O teste de comparação múltipla entre as médias do
ranqueamento mostrou que G0 diferiu significativamente de todos os outros grupos nos
resultados do questionário e resultados de teste de motor. G2 tirou 6,7 (mediana) e
diferiu significativamente (p <0,05) de todos os outros grupos para os resultado do
teste de motor. Todos os grupos experimentais apresentaram evidência de validade
como ferramentas auxiliares de ensino para aulas de Educação Física e Esporte. |
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