Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5,89 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Processo de criação e validação de um sistema de realidade aumentada e virtual para o ensino de um gesto esportivo: USHIRO-UKEMI
Autor:  
  Mauro Cesar Gurgel de Alencar Carvalho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRJ/ENGENHARIA CIVIL
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA CIVIL
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  206
Resumo  
  O presente estudo objetivou criar e validar sistemas de Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV) para ajudar a promover a aprendizagem de uma habilidade esportiva: ushiro-ukemi (rolamento para trás do Judô). Os sujeitos eram 508 estudantes (10,35 + 2 anos) de Colégio Pedro II, separou pelo conhecimento prévio sobre o tema. O grupo de controle (G0) não recebeu nenhuma instrução. Os grupos experimentais receberam diferentes abordagens de ensino: aula de Judô tradicional (G1), aula auxiliada por sistema de RA baseada em projeção (G2), livro aumentado (G3), livro digital e aula de Judô tradicional (G4 e G5). Estudos preliminares tiveram que ser desenvolvidos para se fazer o estudo experimental: a caracterização de ushiro-ukemi, a modelagem e animação humana virtual em 3D, os sistemas de RA, história em quadrinhos sobre ushiro-ukemi, o livro digital (RV), o livro aumentado (RA), criação e verificação da validade e fidedignidade do questionário e do teste motor. Finalmente durante o estudo experimental, ANOVA de Kuskal-Wallis mostrou diferença significativa entre grupos para os resultados do questionário (p <0,0001) e do teste motor (p <0,001). O teste de comparação múltipla entre as médias do ranqueamento mostrou que G0 diferiu significativamente de todos os outros grupos nos resultados do questionário e resultados de teste de motor. G2 tirou 6,7 (mediana) e diferiu significativamente (p <0,05) de todos os outros grupos para os resultado do teste de motor. Todos os grupos experimentais apresentaram evidência de validade como ferramentas auxiliares de ensino para aulas de Educação Física e Esporte.
     
    Baixar arquivo