|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
6,32
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A poesia experimental de Ana Hatherly |
Autor: |
|
Maria Cristina Vasconcellos de Otoya
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UERJ/LETRAS |
Área Conhecimento |
|
LETRAS |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2005 |
Acessos: |
|
232 |
Resumo |
|
Este trabalho é uma leitura da poesia de Ana Hatherly. A Poesia Concreta era a poesia praticada na segunda metade do século XX, em Portugal e no mundo. A Poesia Experimental, da qual fazia parte Ana Hatherly, era uma de suas vertentes. Essa poesia de vanguarda coloca-se à frente dos princípios e valores estéticos do seu tempo. A poesia concreta teve origem com os inovadores e não convencionais poemas de Mallarmé, ainda no fim do século XIX. O século seguinte foi de profundas transformações em todas as esferas do conhecimento humano, e os poetas não ficaram a parte disso, o que justifica a profusão de movimentos poéticos. Ana Hatherly, ao longo de sua vida acadêmica tem pesquisado e investigado, através do trabalho que produz, a literatura e suas diferentes ideologias, regras e formas, com o intuito de compreender a realização do texto e do ato de escrever. Suas idéias são fundamentadas em seu interesse e conhecimento da literatura tradicional, fazendo releituras das obras de Fernando Pessoa e Luís de Camões. A escolha, dentre tantas, de três poesias do período experimental de Ana Hatherly, foi feita com o interesse em direcionar o olhar para poesias que são sínteses de sua obra: a exploração do conceito de escrita. As poesias selecionadas privilegiam o fenômeno da intertextualidade, propondo uma reinvenção da leitura através da ambigüidade da escrita. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|