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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
673,25
KB
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Título: |
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Os professores da educação profissional: sujeitos (re) inventados pela docência |
Autor: |
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Angelita da Rocha Oliveira Ferreira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/RS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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167 |
Resumo |
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Em todos os discursos, dos teóricos aos políticos, a educação é apresentada
como a melhor alternativa para se atingir o desenvolvimento social e o equilíbrio
econômico que as nações tanto almejam. No entanto, quase sempre, a figura do
professor é esquecida nestes discursos como se não fossem eles os únicos capazes
de operar a verdadeira mudança na educação e transformar a sociedade como um
todo. Este estudo tem por objetivo investigar os processos de construção da
identidade docente em professores da educação profissional, a partir do problema
de pesquisa: como os professores dos cursos técnicos percebem a sua identidade
profissional. Trata-se de investigação de cunho qualitativo na qual o estudo de caso
foi escolhido como metodologia de pesquisa. O problema inicial foi posteriormente
desdobrado em três questões de pesquisa nas quais se questiona a relação entre
atuação e identificação docente, a relação entre formação e prática e o sentimento
de pertença ao grupo. O estudo foi realizado com sete professores que atuam em
cursos técnicos e desempenham outras ações profissionais paralelas à docência. Os
dados foram recolhidos em entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio da
análise de conteúdo, descrita por Bardin (1977). Da análise emergiram as
categorias: ação, reflexão e relação, as quais foram descritas e interpretadas a luz
de alguns autores, entre estes: de Kaufmann (2004), Nóvoa (1992, 1995), Tardif
(2006), com os quais aprofundamos e qualificamos as reflexões acerca de alguns
conceitos que permearam o estudo tais como: identidade, professoralidade,
formação, subjetividade, relações e prática docente entre outros. O estudo apontou
que os professores da educação profissional continuam a ser recrutados no mundo
do trabalho e iniciam na docência sem formação pedagógica e que, embora prevista
em lei, a formação em serviço não acontece ou não contribui para o processo de
formação da identidade docente desses professores. Mesmo assim, é possível
afirmar que esses professores constroem para si uma identidade
profissional/pessoal/docente a partir da ressignificação das vivências da escola e do
mundo do trabalho. |
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