|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
13,28
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Museus projetados por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006: o programa como coadjuvante |
Autor: |
|
Simone Neiva Loures Gonçalves
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
USP/ARQUITETURA E URBANISMO |
Área Conhecimento |
|
ARQUITETURA E URBANISMO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
455 |
Resumo |
|
Este trabalho consiste em uma investigação aprofundada da arquitetura dos museus projetados
por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006. O período estudado abrange praticamente todas as
fases da carreira do arquiteto. Os limites temporais são definidos pelo Palácio das Artes, o
primeiro museu criado, e pelo Museu Nacional de Brasília, o último museu construído. Nosso
objetivo foi compreender o papel do programa como coadjuvante dentro da metodologia
projetual de Niemeyer, a partir da hipótese de que, nos projetos de museus, sua preferência
pela definição formal e o desejo de evidenciar os desafios da técnica levaram-no a elaborar
parte do programa que criou, justificando assim a volumetria projetada e construída. A
investigação possibilitou afirmar que Niemeyer utilizou, durante décadas, nos museus que
projetou, um programa arquitetônico simples, e que nos museus de maior escala, que
efetivamente construiu – Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1991-1996), Museu
Oscar Niemeyer (2000-2002) e Museu Nacional de Brasília (1999-2006) – acrescentou a esse
programa simples atividades que nasceram, fundamentalmente, em razão de questões formais
e estruturais. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|