|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,75
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Utilização de programação por metas como auxílio à tomada de decisão na distribuição de gás natural |
Autor: |
|
Aline de Pinho Uliana
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFES/ENGENHARIA CIVIL |
Área Conhecimento |
|
ENGENHARIA CIVIL |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
227 |
Resumo |
|
Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um modelo de Programação por
Metas, também conhecido como Goal Programming, como apoio à resolução do
problema de distribuição do gás natural em regiões que não são atendidas por
gasodutos. Inicialmente é feita uma revisão da literatura sobre o transporte de gás
natural através de gasodutos e também sob as formas comprimida e liquefeita,
conhecidas como gasodutos virtuais. Em seguida é abordado o processo de
tomada de decisão com objetivos múltiplos, detalhando os métodos escolhidos
para o estudo: a Programação por Metas e o Método da Utilidade Associada. A
formulação do problema de distribuição de gás natural permitiu avaliar o
atendimento às seguintes metas: transporte de volume de gás natural compatível
com a demanda e com valores de capacidade do sistema, atendimento a um valor
presente líquido determinado no fluxo de caixa, adequação aos limites superior e
inferior estabelecidos para a tarifa, e adequação a níveis mínimos desejáveis
quanto a aspectos de segurança, meio ambiente e saúde e aspectos sócio
políticos. O modelo foi aplicado a um estudo de caso na região de Linhares (ES),
para o qual foram gerados quatro cenários, de acordo com os objetivos e níveis
de aspiração estipulados para cada meta. Através da análise dos resultados da
função objetivo para cada cenário gerado, foi possível avaliar a demanda que
viabiliza a distribuição de gás natural através de caminhões e, em especial, a
demanda que viabiliza a substituição do transporte através da modalidade
rodoviária para o transporte através de gasodutos. Após as análises dos
resultados gerados, é apresentada a conclusão da dissertação com propostas de
trabalhos futuros. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|