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Título:  
  Três livros distintos e um só verdadeiro: a unidade de Corpo de baile, de João Guimarães Rosa
Autor:  
  Tereza Paula Alves Calzolari   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRJ/LETRAS (LETRAS VERNÁCULAS)
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  2,305
Resumo  
  A tese tem por objetivo estudar Corpo de baile, de João Guimarães Rosa, como uma unidade, o que é apontado já desde o título da obra, em acordo com o projeto original do autor para o livro. Para tal, utilizaremos a primeira edição de Corpo de baile, de 1956, tendo em vista sua gradativa descaracterização, a partir da terceira edição, quando a obra é tripartida e cada volume recebe um novo título, a saber, Manuelzão e Miguilim (1964), No Urubuquaquá, no Pinhém (1965) e Noites do sertão (1965). A coexistência de dois índices, nomenclaturas diversas para os textos (novelas, romances e Gerais, contos e parábases), epígrafes comuns e específicas, referências e citações, migração de temas e personagens, inserção de estórias, representação de cantigas e danças, com o uso, muitas vezes, de recursos do teatro e da poesia, fazem de Corpo de baile uma síntese celebrativa da arte e da vida, considerando, dentre outros aspectos, seu caráter cíclico e repetitivo. Assim, dedicamos o primeiro capítulo da tese à análise da organização da obra, para, na sequência, examinarmos uma a uma as sete narrativas, segundo a disposição original, perfazendo, deste modo, o percurso sugerido pelo autor.
     
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