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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.95
MB
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Título: |
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Três livros distintos e um só verdadeiro: a unidade de Corpo de baile, de João Guimarães Rosa |
Autor: |
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Tereza Paula Alves Calzolari
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/LETRAS (LETRAS VERNÁCULAS) |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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2,305 |
Resumo |
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A tese tem por objetivo estudar Corpo de baile, de João Guimarães Rosa, como uma
unidade, o que é apontado já desde o título da obra, em acordo com o projeto original do autor
para o livro. Para tal, utilizaremos a primeira edição de Corpo de baile, de 1956, tendo em
vista sua gradativa descaracterização, a partir da terceira edição, quando a obra é tripartida e
cada volume recebe um novo título, a saber, Manuelzão e Miguilim (1964), No Urubuquaquá,
no Pinhém (1965) e Noites do sertão (1965). A coexistência de dois índices, nomenclaturas
diversas para os textos (novelas, romances e Gerais, contos e parábases), epígrafes comuns e
específicas, referências e citações, migração de temas e personagens, inserção de estórias,
representação de cantigas e danças, com o uso, muitas vezes, de recursos do teatro e da
poesia, fazem de Corpo de baile uma síntese celebrativa da arte e da vida, considerando,
dentre outros aspectos, seu caráter cíclico e repetitivo. Assim, dedicamos o primeiro capítulo
da tese à análise da organização da obra, para, na sequência, examinarmos uma a uma as sete
narrativas, segundo a disposição original, perfazendo, deste modo, o percurso sugerido pelo
autor. |
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