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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,44
MB
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Título: |
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Imaginação, intuição e visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática |
Autor: |
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José Carlos Pinto Leivas
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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237 |
Resumo |
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Esta tese surge da seguinte indagação: é possível ensinar conceitos geométricos em
disciplinas de cursos de Licenciatura em Matemática a partir de abordagens que
envolvam imaginação, intuição e visualização? O problema de pesquisa foi
elaborado com base em levantamento inicial, em oito currículos de Licenciaturas em
Matemática do Estado do Rio Grande do Sul, ao buscar nas disciplinas da área de
Geometria a existência de tópicos de Geometrias Não Euclidianas, Geometria
Fractal, Topologia e Geometria Diferencial e a existência de abordagens inovadoras
utilizando recursos didático-tecnológicos. Tem como objetivo apontar possibilidades
de uso de abordagens que mobilizem imaginação, intuição e visualização no ensino
de conceitos geométricos nas disciplinas mencionadas. A descrição e análise de
experimentos de ensino de conceitos geométricos, realizados em duas disciplinas do
ensino superior, cumprem o primeiro objetivo desta pesquisa e situam práticas
educativas possíveis. É a partir destes dois experimentos, que buscou-se a literatura
e, especialmente naquela fornecida pelo campo da Psicologia da Educação
Matemática, foram encontradas pesquisas que destacam os três aspectos –
imaginação, intuição e visualização no ensino de Matemática. Percebeu-se nessas
pesquisas que há tendências em se tratar determinados conteúdos matemáticos de
forma interdisciplinar, utilizando esses três aspectos, porém em sua maioria voltados
à escola básica. Propõem-se algumas formas de tratar conteúdos de diversas
disciplinas da Licenciatura em Matemática utilizando a riqueza de possibilidades
oferecidas pela imaginação, intuição e visualização. Por fim, incluem-se ao longo da
tese exemplos de como, com essas possibilidades, podem ser criados espaços
ambiente nos quais entes geométricos podem ser imaginados, intuídos e
visualizados e até mesmo sendo representados, como por exemplo, em tópicos
específicos de disciplinas como Cálculo, Álgebra, Álgebra Linear e Análise. |
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