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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4.33
MB
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Título: |
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Livro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943 - 1995) |
Autor: |
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Antônio Maurício Medeiros Alves
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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978 |
Resumo |
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A presente Dissertação de Mestrado realiza uma abordagem histórica da
disciplina de Matemática a partir da análise documental de livros didáticos, inserindo-se
no campo da História da Educação.
O recorte temporal definido para análise, delimitou o trabalho no período
de 1943 a 1995. A data inicial considera a reorganização do ensino no Brasil, com o
curso ginasial fixado em quatro anos. O marco final considerou a promulgação da LDB
9394/96, que trouxe consigo novas propostas de organização curricular e políticas
públicas mais amplas em relação aos livros didáticos que possivelmente tenham
influenciado a edição desses impressos.
Foram examinados doze livros didáticos do período, que compõem três
coleções assim identificadas: Coleção A - Elementos de Matemática de Jácomo Stávale,
Coleção B - Matemática Curso Moderno de Osvaldo Sangiorgi e Coleção C -
Matemática de Scipione di Pierro Neto, em busca de elementos que permitissem
elaborar possíveis respostas à questão de pesquisa "quais mudanças e/ou permanências
se apresentam nos livros didáticos de Matemática no período de 1943 a 1995?"
O estudo teve como objetivos resgatar as diferentes matemáticas
presentes nos livros didáticos; compreender a trajetória da Matemática enquanto
disciplina escolar no ensino fundamental; buscar os determinantes das
mudanças/permanências observadas e os fatores que interferiram nas formulações
curriculares nesse período.
Com base em diferentes referenciais teóricos, este estudo procura buscar
as correntes matemáticas que orientaram a elaboração desses livros didáticos, com suas
origens e desdobramentos nas publicações destinadas ao ensino de Matemática.
Os primeiros resultados mostram-se promissores, indicando a presença
de, ao menos, três diferentes matemáticas nos livros didáticos analisados. |
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