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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,85
MB
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Título: |
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Desafios do professor como autor de objetos de aprendizagem |
Autor: |
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Adriana Horst Brião
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UPF/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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207 |
Resumo |
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A participação do professor no processo de desenvolvimento de objetos de
aprendizagem é de extrema importância para que estejam inseridos numa proposta
pedagógica, uma vez que se propõem a atuar como elementos de mediação entre o estudante e
o seu tema de estudo. Tendo em vista a crescente incorporação das tecnologias da informação
e comunicação (TICs) ao processo de ensino-aprendizagem e a possibilidade de os
professores poderem se tornar autores de seus próprios materiais didáticos em mídia digital,
esta pesquisa teve como objetivo investigar e identificar os desafios que são enfrentados pelos
professores no processo de autoria de objetos de aprendizagem. O trabalho de campo ocorreu
entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro semestre de 2009 na rede municipal de ensino
de Panambi – RS e envolveu a Coordenação de Informática Educativa da Smec, os
responsáveis pelos Laboratórios de Informática (LIs) das onze escolas da rede e quatorze
professores identificados como autores de objetos de aprendizagem. Para a coleta dos dados
foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a análise de documentos. Apoiou-se na teoria
histórico-cultural de matriz vigotskiana para ilustrar que o processo de desenvolvimento de
objetos de aprendizagem, bem como a superação dos desafios que nele se apresentam, está
intimamente amparado nas interações sociais entre os sujeitos que dele participam. Com base
nas constatações produzidas, foi possível verificar que a superação dos desafios que se
apresentam aos professores no desenvolvimento de objetos de aprendizagem, tais como: a
busca pela formação tecnológica, a falta de tempo para planejar e programar esses materiais
didáticos em mídia digital e as limitações de acesso aos recursos tecnológicos está na
interação entre eles quando, ao mesmo tempo em que socializam os seus conhecimentos,
compartilham as suas dúvidas e buscam, conjuntamente, identificar novos caminhos para o
processo de ensino-aprendizagem. |
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