Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,85 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Desafios do professor como autor de objetos de aprendizagem
Autor:  
  Adriana Horst Brião   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UPF/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  207
Resumo  
  A participação do professor no processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem é de extrema importância para que estejam inseridos numa proposta pedagógica, uma vez que se propõem a atuar como elementos de mediação entre o estudante e o seu tema de estudo. Tendo em vista a crescente incorporação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) ao processo de ensino-aprendizagem e a possibilidade de os professores poderem se tornar autores de seus próprios materiais didáticos em mídia digital, esta pesquisa teve como objetivo investigar e identificar os desafios que são enfrentados pelos professores no processo de autoria de objetos de aprendizagem. O trabalho de campo ocorreu entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro semestre de 2009 na rede municipal de ensino de Panambi – RS e envolveu a Coordenação de Informática Educativa da Smec, os responsáveis pelos Laboratórios de Informática (LIs) das onze escolas da rede e quatorze professores identificados como autores de objetos de aprendizagem. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a análise de documentos. Apoiou-se na teoria histórico-cultural de matriz vigotskiana para ilustrar que o processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, bem como a superação dos desafios que nele se apresentam, está intimamente amparado nas interações sociais entre os sujeitos que dele participam. Com base nas constatações produzidas, foi possível verificar que a superação dos desafios que se apresentam aos professores no desenvolvimento de objetos de aprendizagem, tais como: a busca pela formação tecnológica, a falta de tempo para planejar e programar esses materiais didáticos em mídia digital e as limitações de acesso aos recursos tecnológicos está na interação entre eles quando, ao mesmo tempo em que socializam os seus conhecimentos, compartilham as suas dúvidas e buscam, conjuntamente, identificar novos caminhos para o processo de ensino-aprendizagem.
     
    Baixar arquivo