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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6,29
MB
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Título: |
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Brilho nos olhos, entusiasmo no coração: educação ambiental e territorialidade no corredor de biodiversidade miranda - Serra da Bodoquena/MS |
Autor: |
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Elionete de Castro Garzoni
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMS/GEOGRAFIA |
Área Conhecimento |
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GEOGRAFIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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212 |
Resumo |
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O presente trabalho relata a experiência das Oficinas de Educação Ambiental do
Projeto Corredor de Biodiversidade Miranda - Serra da Bodoquena, quando vários
educadores foram mobilizados para a construção participativa de um Plano de Ação
em Educação Ambiental - PAEA. O objetivo desta pesquisa foi analisar o
envolvimento e a condução dos trabalhos pelos grupos de educadores, e mensurar
em que medida a implementação do PAEA foi bem sucedida, se houve de fato um
empoderamento dos grupos perante as questões ambientais do município, qual a
contribuição da Educação Ambiental e das metodologias participativas, e como se
deram as relações de poder entre os atores envolvidos (organizações, poder
público, partícipes, entre outros). Considerando o cenário pós-moderno e a
emergência no estabelecimento de um novo paradigma, foram abordados os
processos educativos como transformadores da realidade social, em especial os
processos de Educação Ambiental, que visam a inserção e participação ativa dos
sujeitos locais na defesa de seu lugar de vivência, a partir de uma visão crítica e
emancipatória. Para o acompanhamento das oficinas realizadas nos municípios
durante o ano de 2007 foram utilizadas metodologias participativas, com destaque
para a Pesquisa Participante e a Pesquisa-ação-participativa, por serem
impregnadas de um caráter inteiramente social e ideológico e terem como meta a
construção de um saber compartilhado entre pesquisador e sujeitos da pesquisa.
Para avaliação das ações e resultados, foram aplicados questionários e entrevistas,
sendo que estas se utilizaram dos procedimentos da História Oral Temática na
coleta dos depoimentos e da Análise de Conteúdo em seu tratamento. Ainda que a
Educação Ambiental deva ser entendida como processo, considerou-se que o
estímulo por meio das Oficinas de Educação Ambiental foi profícuo, e contribuiu
efetivamente na motivação e num primeiro engajamento dos participantes para uma
reflexão de seu papel social. Entretanto, ficou claro pelos dados levantados que a
transformação social por meio destas práticas dependerá primordialmente da
postura daqueles que as conduzem, independente do tipo de instituição que
representam, uma vez que só é capaz de propor a transformação do mundo aqueles
que se permitem ser transformados por ele. |
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