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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
929,19
KB
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Título: |
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Ensino de Geografia e a cegueira: diagnóstico da inclusão escolar na Grande Florianópolis |
Autor: |
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Ana Paula Nunes Chaves
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/GEOGRAFIA |
Área Conhecimento |
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GEOGRAFIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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378 |
Resumo |
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Esta pesquisa foi desenvolvida na perspectiva de compreender como se dá o
processo educativo de estudantes com cegueira na região da Grande
Florianópolis e, mais especificamente no que tange ao ensino de Geografia.
Para tanto, a investigação delineou três objetivos específicos: identificar as
dificuldades dos educadores quanto ao ensino de geografia e a inclusão de
estudantes com cegueira em sala de aula, analisar as atuais metodologias de
ensino realizadas por professores considerando as tessituras do
conhecimento geográfico e, avaliar as condições materiais do trabalho
desses professores no que concerne ao ensino de geografia. No referencial
teórico adotado dialoga-se com autores que investigam a inclusão escolar de
estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) e o ensino de
geografia para estudantes com cegueira. Para realizar a pesquisa foram
identificadas as instituições de ensino que possuem estudantes com cegueira
matriculados no ensino regular na região da Grande Florianópolis, e nestas
foram entrevistados os professores de geografia da sala regular que têm
estudantes cegos, os professores que realizam o atendimento educacional
especializado (AEE) e os estudantes cegos. Também foram analisados os
centros de apoio didático-pedagógico que fornecem materiais adaptados e
acessíveis para o ensino-aprendizagem do estudante. O objetivo das
entrevistas era identificar e observar como se dá a inclusão de estudantes
cegos na escola, quais as categorias de análise e concepções geográficas são
utilizadas pelo educador durante a mediação do conhecimento com estes
estudantes, identificar as condições materiais do trabalho dos professores e
indicar e analisar as dificuldades dos educadores quanto ao ensino de
geografia para estudantes com cegueira. A análise dos dados apontou que as
dificuldades quanto a presença do "outro" em sala de aula constituem
verdadeiros entraves na inclusão escolar de estudantes com cegueira. Os
professores se defrontam com situações problemáticas que envolvem fatores
pessoais, político-sociais, técnicos e pedagógicos, e inclusive
epistemológicos. Já a avaliação das condições materiais do trabalho dos
professores de geografia e daqueles AEE estavam bem distantes do ideal
almejado pela legislação. Portanto, há muito a ser feito para que as escolas
investigadas na Grande Florianópolis efetivamente estejam preparadas para
a inclusão. A transformação e aprimoramento dessas escolas são inadiáveis,
pois os estudantes com NEE já fazem parte do contexto escolar, o que faz
atualmente a inclusão "acontecer" por conseqüência. |
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