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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,71
MB
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Título: |
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Caminhos de ferro: a ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960 |
Autor: |
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Lêda Rodrigues Vieira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FUFPI/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA DO BRASIL |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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977 |
Resumo |
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Este trabalho apresenta e analisa o processo de constituição da viação férrea no Piauí,
tomando como base estudos e projetos de ferrovias que visavam transformar o Estado em um
grande entroncamento ferroviário. Nesse sentido, foi projetada a construção de estradas de
ferro ligando a capital Teresina (PI) às cidades de São Luís (MA), Petrolina (PE) e Crateús
(CE), além da Central do Piauí que ligaria Teresina a Amarração (Atual Luís Correia). Com
isso, perscrutou-se a história do desenvolvimento ferroviário piauiense, sobretudo dos
primeiros trilhos implantados na região norte do Estado, atingindo cidades como Parnaíba,
Luís Correia, Cocal, Piripiri, Piracuruca, etc., em que se escolheu Parnaíba para compreender
sua relação com a ferrovia. No final do século XIX e início do século XX, essa cidade era
considerada empório comercial do Piauí com a presença de casas comerciais e elementos do
mundo moderno, dentre os quais as ferrovias e suas edificações. Nesse espaço ferroviário,
verificou-se a atuação de diversos profissionais, como engenheiros e operários, que
trabalhavam realizando diferentes serviços: planejamento, construção, manutenção, etc. Além
disso, rastreou-se as memórias de ferroviários aposentados, principalmente de operários, para
compreender suas funções na ferrovia e suas sociabilidades praticadas tanto no espaço urbano
de Parnaíba quanto no ambiente de trabalho. Para isso, foram realizadas leituras de estudos
acerca das ferrovias como as dos autores Francisco Foot Hardman, Douglas Apratto Tenório,
Ecléa Bosi, Vera Dodebei e Michel de Certeau. As fontes foram constituídas por: jornais (O
Dia, Diário Oficial e O Piauí, de Teresina, A Semana e A Praça, de Parnaíba), periódicos
(Almanaque da Parnaíba, Econômica piauiense, Cartas CEPRO, etc.), mensagens e relatórios
governamentais, além de crônicas produzidas por intelectuais parnaibanos, fontes orais e
documentações contidas nas pastas de assentamento individual de funcionários da Rede
Ferroviária Federal S. A, em São Luís (MA), especialmente de ex-ferroviários que
trabalharam na antiga Estrada de Ferro Central do Piauí. O recorte temporal da pesquisa
abrange os anos de 1916 a 1960 e se justifica por ter início, em 1916, a inauguração do
primeiro ramal ferroviário do Piauí, ligando Portinho a Cacimbão (regiões próximas a
Parnaíba). Desse ano em diante, surgiram novos projetos de implantação de ferrovias no
Estado e, com o advento das rodovias direcionadas mais para a região sul, ocorreu a gradativa
desativação do sistema ferroviário e a diminuição da importância comercial de Parnaíba
devido as mercadorias passarem a ser escoadas nas cidades de Teresina, Picos e Floriano. |
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