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Título:  
  Chico Mendes e a invenção do Acre contemporâneo: imagens e confrontos em Alex Shoumatoff, Márcio Souza e Zuenir Ventura
Autor:  
  Raimundo Ibernon Chaves da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFAC/LETRAS- LINGUAGEM E IDENTIDADE
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  509
Resumo  
  A Amazônia em pleno século XXI ainda carece de mártires e mitos para poder dizer que existe e chamar a atenção do mundo para a urgência de seus velhos problemas. No presente trabalho queremos mostrar as imagens construídas sobre o herói acreano dos povos da floresta Chico Mendes e analisar de que maneira essas imagens o transformam ou não em um mito e símbolo da luta pela preservação da Amazônia. Tais questões serão discutidas a partir da análise e do confronto das obras O mundo em chamas de Alex Shoumatoff, O empate contra Chico Mendes de Márcio Souza e Chico Mendes: crime e castigo de Zuenir Ventura, explorando-as nas imagens e nos aspectos que fundamentam a construção do processo de heroificação da figura humana de Chico Mendes a partir do personagem reconstruído nas obras, ao mesmo tempo em que faremos a partir das referidas imagens uma análise dos aspectos conjunturais do Acre que surge após a tragédia. Portanto, a nossa indagação primeira é buscar entender como se dá essa reestruturação visivelmente ancorada na figura do líder seringueiro. Para isso utilizaremos a metodologia de análise discursiva das obras e de confronto entre os autores. Nosso objetivo é investigar as imagens criadas pelos autores supracitados, sobre a trajetória de Chico Mendes na conjuntura das lutas sociais do Acre nas décadas de 1970 e 1980, confrontálas e questionar a maneira como elas são apropriadas pelos prováveis seguidores de Chico Mendes, para a invenção de um novo Acre, fundado no discurso da sustentabilidade ambiental e entender como esses elementos ajudam a reforçar ou destruir o mito sobre a imagem de Chico Mendes que se forma a partir do Acre para o Brasil e o mundo. A busca de respostas a essas perguntas se dará, fundamentalmente, à luz da teoria foucaultiana sobre o processo da autoria e da produção do discurso na sociedade. Outros teóricos são também fundamentais para a aplicação do nosso objeto, como Roland Barthes e sua teoria sobre o mito contemporâneo, Erich Hobsbawm e sua tese sobre a invenção das tradições e Jacques Le Goff e seus estudos sobre as relações da história com a memória. O estudo de conceitos como tradição, mito e memória, nos permitirão concluir que mesmo sendo o mito uma necessidade da frenética vida pós-moderna, e a memória uma arma usada pelos que detém o poder, tais instrumentos devem tão somente servir ao esclarecimento e a liberdade do homem.
     
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