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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,88
MB
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Título: |
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Os estudos de Avery, Macleod e Mccarty e a idéia do DNA como responsável pela hereditariedade: interpretações historiográficas e apontamentos para o ensino de biologia |
Autor: |
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Caroline Belotto Batisteti
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/BAU/EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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333 |
Resumo |
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Um dos momentos históricos interessantes no estabelecimento da Biologia Molecular
diz respeito às pesquisas realizadas por Avery, MacLeod e McCarty, que indicaram que
a natureza química do princípio transformante bacteriano era o DNA. A nosso ver, esse
episódio pode ser explorado do ponto de vista histórico, e assim fornecer elementos
relevantes para o Ensino de Ciências. Em relação à perspectiva histórica, embora os
estudos de Avery e colaboradores sejam atualmente considerados referência no
estabelecimento de relações entre DNA e hereditariedade, há na literatura apontamentos
sobre a provável não aceitação imediata desses pela comunidade científica da época
(1944). Assim, o objetivo da presente pesquisa foi investigar, por meio da análise de
fontes primárias, como artigos, documentos e correspondências que envolvem Avery e
colaboradores, os motivos para a resistência inicial aos resultados de seus trabalhos.
Dentre as razões levantadas, podemos mencionar dúvidas de cunho técnico, que
indicavam a presença de proteínas nos preparados utilizados por Avery e colaboradores,
a suposta timidez de Avery e a idéia de sua proposta ter sido cientificamente prematura.
Outra razão, que aparentemente, abrange um maior número de aspectos envolvidos no
processo de construção do conhecimento em questão, refere-se à hipótese de que a idéia
do DNA como responsável pela hereditariedade encontrou dificuldades em ser aceita,
pois, foi produzida e apresentada inicialmente fora da área de domínio da temática de
interesse, no caso, a Genética. Acerca da utilização do episódio histórico em questão no
Ensino, essa se justifica, pois possibilita a observação de diversos elementos que
caracterizam e estão envolvidos na produção científica, como por exemplo: implicações
metodológicas, subjetividade dos indivíduos, coletividade na produção de
conhecimentos, influências sociais (inimizades), impacto do periódico em que se dá
uma determinada publicação, ausência/pouco intercâmbio ou até mesmo resistência de
troca de informações entre áreas do conhecimento distintas e as dificuldades no
rompimento com idéias prevalecentes em determinado período. Foi nessa perspectiva
que sugerimos uma proposta didática, que envolve alguns fatos pontuais relacionados
ao episódio histórico estudado, direcionada à formação inicial de professores de
Biologia. |
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