Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2,04 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Agentes pedagógicos animados: desenvolvendo uma retroalimentação (feedback) não verbal
Autor:  
  Leonardo Gabriel Cassani Aramburú   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNISC/SISTEMAS E PROCESSOS INDUSTRIAIS
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  279
Resumo  
  Este trabalho propõe a inserção de uma nova característica ao projeto "O uso de estilos cognitivos e de agentes pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem", realizado na UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, com a retroalimentação (feedback) não verbal do agente animado de interface Dóris através de representações das emoções (alegria, tristeza, surpresa e normal). Com o objetivo tornar os Sistemas Tutores Inteligentes - STI mais afetivo melhorando o rendimento dos usuários destes ambientes de ensino. Foi obtida uma melhora nos acertos quando o ambiente era utilizado com a presença de comunicação não verbal, ainda que seja uma melhora tímida, ela pode ser comprovada através de testes estatísticos não paramétricos, como: Chi-quadrado e Exato de Fisher, métodos estes utilizados quando temos amostras pequenas.
     
    Baixar arquivo