|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,04
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Agentes pedagógicos animados: desenvolvendo uma retroalimentação (feedback) não verbal |
Autor: |
|
Leonardo Gabriel Cassani Aramburú
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNISC/SISTEMAS E PROCESSOS INDUSTRIAIS |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
279 |
Resumo |
|
Este trabalho propõe a inserção de uma nova característica ao projeto "O uso de estilos cognitivos e de agentes pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem", realizado na UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, com a retroalimentação (feedback) não verbal do agente animado de interface Dóris através de representações das emoções (alegria, tristeza, surpresa e normal). Com o objetivo tornar os Sistemas Tutores Inteligentes - STI mais afetivo melhorando o rendimento dos usuários destes ambientes de ensino.
Foi obtida uma melhora nos acertos quando o ambiente era utilizado com a presença de comunicação não verbal, ainda que seja uma melhora tímida, ela pode ser comprovada através de testes estatísticos não paramétricos, como: Chi-quadrado e Exato de Fisher, métodos estes utilizados quando temos amostras pequenas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|