|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
892.26
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Estratégias que impactam o processo de comercialização de apicultores: um estudo no cone sul do estado de Rondônia |
Autor: |
|
José Arilson de Souza
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIR/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
311 |
Resumo |
|
O presente trabalho é um estudo sobre formação de estratégias comerciais dos produtores de
mel e derivados do cone sul de Rondônia, região que representa a maior produção de mel e
derivados do estado. As atividades foram desenvolvidas observada a contextualização teórica
que envolve os aspectos relacionados a estratégias e comercialização. O método da pesquisa é
o estudo de caso. Para o levantamento dos dados junto aos apicultores foi elaborado um
questionário que atendendo a estrutura do referencial teórico, possibilitou a investigação sobre
os problemas de comercialização vivenciada pelos produtores. Como instrumento para análise
de dados adotou-se o software Sphinx Survey - Edição Léxica. Além das estratégias, o estudo
enfoca vinte e três elementos de análise influentes no processo de formação de estratégia.
Esses elementos foram agrupados em seis dimensões originadas de teorias desenvolvidas em
estudos de estratégia e no âmbito do agronegócio. Destaca-se nesses elementos que
sazonalidade dos preços, a confiança/desconfiança nas vendas, a característica do mel e
derivados, o poder de barganha dos compradores e o crescimento e volatilidade do mercado
tem significativa influencia no processo de comercialização. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|