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Título:  
  Representação e objetivação da formação de professores na escola de ensino médio Silva Gama no município do Rio Grande
Autor:  
  Percila Silveira de Almeida   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  277
Resumo  
  No sentido de compreender as representações e o intencional de formação que é desenvolvido cotidianamente pelos professores em exercício no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama (EEEMSG), enfocamos como tema principal nesta pesquisa a formação que eles desenvolvem e as contradições que se apresentam e se expressam em seus fazeres pedagógicos. Para atingirmos esse objetivo, partimos da realização de um estudo acerca das características históricas da formação de professores, com o propósito de refletir sobre sua constituição de modo geral e de um modo específico sobre a formação dos professores constituintes da pesquisa e como se operacionaliza a transposição dela no cotidiano escolar. Para atender aos questionamentos propostos no corpo do trabalho, utilizamos os pressupostos da metodologia de pesquisa qualitativa, o que culminou na necessidade de estudo dos documentos oficiais da escola: o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Currículo Formal do Ensino Médio; da realização de entrevistas semi-estruturadas com professores que lecionam no Ensino Médio da Escola e de observações nas aulas que esses professores realizam. Em posse do material oriundo dos recursos metodológicos foi possível estabelecer relações com as representações que os professores têm sobre o processo de formação e o cotidiano escolar. Ao fim, objetivamos a elaboração de um referencial com base em categorias que se apresentavam de forma imperiosa nas falas dos professores e, a partir delas, elaboramos sugestões, no intuito de contribuir com os debates tocantes aos processos educacionais que são desenvolvidos no Ensino Médio da EEEMSG.
     
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