|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
524.05
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Representação e objetivação da formação de professores na escola de ensino médio Silva Gama no município do Rio Grande |
Autor: |
|
Percila Silveira de Almeida
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
305 |
Resumo |
|
No sentido de compreender as representações e o intencional de formação que é
desenvolvido cotidianamente pelos professores em exercício no Ensino Médio da
Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama (EEEMSG), enfocamos como tema
principal nesta pesquisa a formação que eles desenvolvem e as contradições que se
apresentam e se expressam em seus fazeres pedagógicos. Para atingirmos esse
objetivo, partimos da realização de um estudo acerca das características históricas da
formação de professores, com o propósito de refletir sobre sua constituição de modo
geral e de um modo específico sobre a formação dos professores constituintes da
pesquisa e como se operacionaliza a transposição dela no cotidiano escolar. Para
atender aos questionamentos propostos no corpo do trabalho, utilizamos os
pressupostos da metodologia de pesquisa qualitativa, o que culminou na necessidade
de estudo dos documentos oficiais da escola: o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o
Currículo Formal do Ensino Médio; da realização de entrevistas semi-estruturadas com
professores que lecionam no Ensino Médio da Escola e de observações nas aulas que
esses professores realizam. Em posse do material oriundo dos recursos metodológicos
foi possível estabelecer relações com as representações que os professores têm sobre
o processo de formação e o cotidiano escolar. Ao fim, objetivamos a elaboração de um
referencial com base em categorias que se apresentavam de forma imperiosa nas falas
dos professores e, a partir delas, elaboramos sugestões, no intuito de contribuir com os
debates tocantes aos processos educacionais que são desenvolvidos no Ensino Médio
da EEEMSG. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|