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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,04
MB
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Título: |
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Da educação instituída no movimento sem terra à política de educação do campo: uma reflexão a partir das experiências no assentamento Lisboa no município de São João do Piauí |
Autor: |
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Valdomir Marques de Sousa
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FUFPI/POLÍTICAS PÚBLICAS |
Área Conhecimento |
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POLÍTICAS PÚBLICAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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278 |
Resumo |
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Este estudo teve por objetivo analisar a relação do Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra, no Piauí, com o Estado na formulação de política pública de
educação direcionada para os agricultores sem-terra e ou assentados, que vivem no
e do campo, procurando compreender as articulações e enfrentamentos ocorridos
neste processo de organicidade instituído e instituinte a partir do cenário sóciohistórico,
político e conjuntural do Estado no qual foi contextualizado,
compreendendo, como ponto de referência para a análise, meados da década de 80
até o início da primeira década do século XXI. O estudo realizado considerou o valor
de que é dotada a proposta de educação constituída no interior do Movimento e a
experiência de educação básica implementada no assentamento Lisboa, localizado
no Município de São João do Piauí, no período de 1989 a 2008. Assim, o estudo em
questão procurou construir um resgate histórico das conquistas no campo
educacional em áreas de acampamentos/assentamentos rurais e as ações
educativas desenvolvidas na trajetória de luta dos sem-terra antes e depois do
nascimento da organização social MST, buscando compreender a participação ativa
do Movimento na luta por políticas públicas de educação do campo, a qual ganhou
visibilidade a partir do final da década de 90. Neste sentido, teve-se como propósito,
entender se o Movimento introduz sua proposta educativa nas escolas de educação
básica dos assentamentos rurais no Piauí, verificando a interferência dessa proposta
de educação e das ações educativas dos Sem Terra, na política pública de
educação do Estado destinada às populações sem-terra e/ou assentados, bem
como o posicionamento dos trabalhadores camponeses na luta, em âmbito Nacional,
Estadual e Municipal, pelo direito de ter escola e educação de qualidade. Dessa
forma, o estudo foi conduzido por uma metodologia qualitativa com a utilização de
técnicas de entrevistas semiestruturada, cruzamento de dados empíricos a partir de
categorias teóricas que se constituíram eixos de análise deste trabalho. |
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