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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
958,11
KB
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Título: |
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Evasão escolar no curso do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja) |
Autor: |
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Edna Ferreira da Costa Vieira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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328 |
Resumo |
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A presente pesquisa teve como objetivo contribuir para a melhoria dos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí, identificando e analisando as possíveis lacunas e inconsistências relativas à evasão escolar dos alunos e adequação deste programa às suas necessidades e expectativas. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer melhor a opinião dos alunos evadidos sobre os cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí e, também, a opinião dos docentes do curso na referida escola. Com base nas respostas dos alunos evadidos e dos professores dos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí é possível traçar algumas ações para a redução da evasão escolar na referida instituição. Em relação aos alunos, uma possibilidade para redução da evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí seria a realização de um exame seletivo, como por exemplo: uma entrevista. Durante a entrevista, é possível perceber as principais necessidades dos alunos, como horário do curso, bolsa de estudos, transportes. A realização de uma mudança no horário do curso também poderia diminuir a evasão, uma vez que, os alunos entrevistados demonstraram ter dificuldades de adaptação aos horários do curso em comento. Outra opção para facilitar a chegada do aluno à escola seria a disponibilização de transporte escolar. A oferta de bolsas de estudo também pode ser efetiva, já que foi a opção mais citada pelos alunos entrevistados e é coerente, frente à realidade social dos alunos que, na maioria, tem remuneração de dois salários mínimos. A implementação de aulas de reforço e revisão de alguns conteúdos do Ensino Fundamental poderia facilitar a continuidade do aluno no curso. Em muitos casos, o aluno não tem os conhecimentos necessários para permanecer no curso, então, desmotivado, desiste. Outras opções são a implantação de uma política de discriminação positiva e a implantação de um sistema de orientação ao estudante. Em relação aos professores, se faz necessária a implementação de ações que motivem a participação dos docentes em grupos de estudo sobre o PROEJA, em cursos de capacitação sobre os conteúdos e da legislação sobre o PROEJA. A disponibilização de material didático e pedagógico, em quantidade suficiente e diversidade adequada, para todos os professores, também é imprescindível. |
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