|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
33,39
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Do senso de lugar no aprendizado da arte: uma experiência docente realizada no ensino fundamental ciclo II da escola estadual governador André Franco Montoro em São Lourenço da Serra, SP |
Autor: |
|
Maria Regina Pacheco de Medeiros Montenegro
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UPM/EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA |
Área Conhecimento |
|
INTERDISCIPLINAR |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
236 |
Resumo |
|
A presente dissertação apresenta o relato de uma experiência docente realizada na
disciplina de Arte em uma escola da rede pública estadual paulista, em 2007, tendo
em vista investigar os aspectos inerentes ao conceito "senso de lugar" empregado
ao longo das situações pedagógicas efetuadas. Para isso foram observados alguns
aspectos relevantes para a temática do "lugar", como a "localização" da escola e a
"territorialidade" do ponto de vista do ensino da Arte. Tais considerações surgiram no
trabalho em decorrência da atuação didática contextualizada. A abordagem do
"senso de lugar" manifesta-se como um ideal transformador, a medida que sugere
uma apropriação do ambiente vivido e realiza uma trajetória de expressiva
intimidade de um local vertido em lugar. Constatou-se que a complexidade do
conteúdo do "senso de lugar" se deve a diversidade de áreas de conhecimento a
qual se expõe e que a ousadia de abordagem do assunto feita pela experiência
docente resulta em uma convidativa introdução a um vasto território. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|