Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  33,39 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Do senso de lugar no aprendizado da arte: uma experiência docente realizada no ensino fundamental ciclo II da escola estadual governador André Franco Montoro em São Lourenço da Serra, SP
Autor:  
  Maria Regina Pacheco de Medeiros Montenegro   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UPM/EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
Área Conhecimento  
  INTERDISCIPLINAR
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  236
Resumo  
  A presente dissertação apresenta o relato de uma experiência docente realizada na disciplina de Arte em uma escola da rede pública estadual paulista, em 2007, tendo em vista investigar os aspectos inerentes ao conceito "senso de lugar" empregado ao longo das situações pedagógicas efetuadas. Para isso foram observados alguns aspectos relevantes para a temática do "lugar", como a "localização" da escola e a "territorialidade" do ponto de vista do ensino da Arte. Tais considerações surgiram no trabalho em decorrência da atuação didática contextualizada. A abordagem do "senso de lugar" manifesta-se como um ideal transformador, a medida que sugere uma apropriação do ambiente vivido e realiza uma trajetória de expressiva intimidade de um local vertido em lugar. Constatou-se que a complexidade do conteúdo do "senso de lugar" se deve a diversidade de áreas de conhecimento a qual se expõe e que a ousadia de abordagem do assunto feita pela experiência docente resulta em uma convidativa introdução a um vasto território.
     
    Baixar arquivo