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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,37
MB
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Título: |
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Empresas que aprendem: Um estudo comparativo à luz de Freire e Senge na percepção dos alunos de administração da faculdade Avantis |
Autor: |
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André Gobbo
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Categoria: |
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Educação |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[ea] Edição do Autor
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Instituição:/Programa |
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Universidad Del Cono Sur de Las Américas |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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1.002 |
Resumo |
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Na Era do Conhecimento, surgem as organizações de aprendizagem, as quais exigem que os
líderes das organizações empresariais percebam seus liderados como potenciais aprendizes.
Ao entender e defender a ideia de que as organizações empresariais devem ser vistas como
espaços privilegiados para a aprendizagem, esta pesquisa compara as visões e
posicionamentos que os alunos ingressantes e concluintes do Curso de Administração da
Faculdade Avantis, situada no município de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina
(BR), têm frente às exigências da gestão do conhecimento, bem como busca identificar a
situação atual das organizações onde os mesmos atuam em assuntos relacionados à
aprendizagem organizacional. Além disso, apresentam-se algumas contribuições do ideário
freireano para o fortalecimento das organizações de aprendizagem, relacionando-as com as
ideias apresentadas por Peter Senge, expressas em ―A Quinta Disciplina‖ (2009). Nesta
―conversa de grandes‖ apresentam-se algumas contribuições para que os líderes empresariais
possam promover a aprendizagem organizacional em favor da autonomia e do
desenvolvimento dos seus educandos. Apesar da existência de significativa literatura sobre a
temática em estudo, são contemplados os pressupostos teóricos de autores reconhecidos no
campo do saber educacional, administrativo e organizacional, sobretudo nas obras assinadas
por Freire e Senge, já que entendê-los e aproximá-los é um dos objetivos que impulsionam
esta pesquisa. O enfoque desta investigação foi quali-quantitativo e se buscou referenciais
teóricos na literatura sobre o tema e utilizou-se de um questionário construído no modelo de
Escala Likert o qual foi aplicado aos acadêmicos ingressantes e concluintes. Na interpretação
dos resultados desta tese o pesquisador utilizou-se dos resultados obtidos com os ingressantes
para compará-los com os resultados dos acadêmicos concluintes, destacando-se pontos em
comum e pontos de discordância. Os resultados finais da pesquisa são apresentados em
Gráficos, a partir dos quais se fez uma leitura quantitativa e qualitativa. Os resultados obtidos
evidenciaram o processo de transição que ainda se vive onde pensamentos e atitudes da Era
Industrial sobrevivem e se misturam com os exigidos por esta nova Era. Por fim apresentam-
se as conclusões deste estudo onde fica evidente que, em parte significativa das organizações,
ainda predomina o modelo de gestão burocrático, o qual tem uma visão fragmentada do ser
humano. O trabalho encerra com um diálogo entre os dois autores destacados por esta
pesquisa.
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