Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  902.35 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Habermas e a educação: uma contribuição crítica à formação científica
Autor:  
  José Bolzan   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  274
Resumo  
  O presente trabalho tem por objeto recuperar a negatividade nos processos de formação científica do estudante de graduação nas áreas tecnológicas. Por isso, como preâmbulo, colocamos como alvo as principais transformações da modernidade nos âmbitos da ciência, da filosofia, da educação e da universidade para, a partir das considerações críticas iniciadas por Marx, seguidas pelos teóricos da Escola de Frankfurt e continuadas por Habermas, explicitar as debilidades, paradoxos, unilateralidades e obscuridades do paradigma cientificista que domina os processos de formação na modernidade. Para recuperar intersubjetivo-discursivamente a educação buscamos aporte teórico na Razão Comunicativa, a partir da qual avançamos contribuições propositivas que objetivam jogar luz e ao mesmo tempo imprimir outro espírito nos processos de formação científica.
     
    Baixar arquivo