Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  776.84 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Aproximações da ética do diálogo em Gadamer: um horizonte hermenêutico para a educação
Autor:  
  Sérgio Ricardo Silva Gacki   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  406
Resumo  
  Este trabalho em sua primeira parte traz uma apresentação da hermenêutica filosófica visando: 1 Esclarecer os limites do método como sedução metafísica: sobre a diferença entre a hermenêutica filosófica e a hermenêutica metodológica, 2 Estabelecer diálogo conceitual com a educação: possibilidades de proteção da educação contra pretensões metafísicas, 3 Examinar criticamente a autoconsciência metódica da educação e suas conseqüências ao modo de ser desta, munindo o texto de elementos preparatórios para a segunda parte da tese, partindo assim do problema que significou a compreensão metafísica da educação. Na segunda parte da tese, justificando sua inserção no campo da filosofia da educação, exponho o diálogo como horizonte ético/hermenêutico e com a apresentação dos conceitos da hermenêutica filosófica proponho uma outra forma de compreensão para a educação. A tese, articulada no horizonte da ética do diálogo, segue o caminho da discussão proposta pela redescoberta que Gadamer faz da filosofia prática em Aristóteles, passando pelo debate proposto pela recuperação da primazia da pergunta em Platão.
     
    Baixar arquivo