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Título:  
  O ensino de matemática para alunos cegos: o olhar de uma professora
Autor:  
  Juliana Rocha Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UPM/EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  214
Resumo  
  Nesta pesquisa, trazemos como foco o ensino da Matemática, na busca por entender como se configura a formação e a prática de professores licenciados nessa disciplina que exercem a docência junto a alunos cegos. Para a realização do estudo foi escolhido o Instituto de Cegos Padre Chico, uma escola de ensino fundamental especializada no ensino para alunos deficientes visuais, localizada na região do Ipiranga, em São Paulo – SP. Neste espaço foram observadas as instalações, os recursos disponíveis, a prática da professora de Matemática, e os materiais usados por ela para ensinar. Também foi realizada uma entrevista com a professora tendo em vista conhecer sua formação e sua aprendizagem profissional nesse campo específico. À luz das teorias de Shulman e de referenciais sobre o professor reflexivo analisamos a trajetória dessa professora buscando os fatores que contribuíram para seu sucesso profissional. Os resultados indicam a disposição pessoal da professora em buscar os conhecimentos necessários para ensinar e em construir os recursos adequados para os alunos aprenderem os conteúdos matemáticos. Indica-se a importância de sensibilizar professores para atuarem com alunos com necessidades educativas especiais e a necessidade de as instituições formadoras considerarem como campo de estágio e objeto de reflexão dos licenciandos os diferentes contextos da prática, proporcionando oportunidades para a construção de conhecimentos especializados sobre o ensino.
     
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