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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,76
MB
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Título: |
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Subsídios para um currículo integrado a partir do olhar dos professores participantes do projeto Voluntários da Paz |
Autor: |
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Silmara Rascalha Casadel
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/EDUCAÇÃO (CURRÍCULO) |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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180 |
Resumo |
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O presente estudo busca a identificação de subsídios para um currículo integrado, a partir do olhar dos professores participantes do Projeto Voluntários da Paz, projeto esse desenvolvido em uma instituição particular de ensino da cidade de Santo André, no estado de São Paulo e reconhecido pelo PEA- Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Utilizando como metáfora a imagem de um caleidoscópio, o estudo revela o percurso dos dez anos do projeto. Apresenta as luzes teóricas do catedrático da Universidade de La Coruña, Jurjo Torres Santomé que desenvolveu pesquisas aprofundadas sobre a temática, as principais orientações da UNESCO para a educação no século XXI, além das reflexões de Abramowicz, Apple e Beane, Bernstein, Freire, Sacristan, Bruner, Machado, dentre outros teóricos de igual relevância. Os depoimentos dos professores foram analisados diante de uma abordagem qualitativa e os dados coletados buscaram amparo na teoria pesquisada. Ao propor e discutir a articulação entre a prática e a teoria com vistas a um currículo integrado, o estudo demonstra que alguns aspectos tais como a valorização das histórias de vidas dos docentes, os encontros interdisciplinares, o contexto local e global e a intencionalidade da educação para a paz entre os homens e destes com o meio ambiente são olhares necessários que podem subsidiar um currículo integrado |
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