Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5,76 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Subsídios para um currículo integrado a partir do olhar dos professores participantes do projeto Voluntários da Paz
Autor:  
  Silmara Rascalha Casadel   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  180
Resumo  
  O presente estudo busca a identificação de subsídios para um currículo integrado, a partir do olhar dos professores participantes do Projeto Voluntários da Paz, projeto esse desenvolvido em uma instituição particular de ensino da cidade de Santo André, no estado de São Paulo e reconhecido pelo PEA- Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Utilizando como metáfora a imagem de um caleidoscópio, o estudo revela o percurso dos dez anos do projeto. Apresenta as luzes teóricas do catedrático da Universidade de La Coruña, Jurjo Torres Santomé que desenvolveu pesquisas aprofundadas sobre a temática, as principais orientações da UNESCO para a educação no século XXI, além das reflexões de Abramowicz, Apple e Beane, Bernstein, Freire, Sacristan, Bruner, Machado, dentre outros teóricos de igual relevância. Os depoimentos dos professores foram analisados diante de uma abordagem qualitativa e os dados coletados buscaram amparo na teoria pesquisada. Ao propor e discutir a articulação entre a prática e a teoria com vistas a um currículo integrado, o estudo demonstra que alguns aspectos tais como a valorização das histórias de vidas dos docentes, os encontros interdisciplinares, o contexto local e global e a intencionalidade da educação para a paz entre os homens e destes com o meio ambiente são olhares necessários que podem subsidiar um currículo integrado
     
    Baixar arquivo