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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
765,79
KB
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Título: |
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A ação do Instituto Ayrton Senna na gestão das políticas educacionais: alianças sociais e legitimação do gerencialismo na educação |
Autor: |
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João Carlos Macieski Michel
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVALI/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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261 |
Resumo |
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No âmbito educacional brasileiro, notadamente a partir da década de 1990, constatou-se
expressiva presença de novos provedores da sociedade civil que, em parceria com os
governos, estabeleceram um conjunto de iniciativas particulares - mas com um sentido
público - direcionadas à formulação e gestão das políticas públicas para a Educação, sob
alegação da ineficiência do Estado em gerir os recursos públicos e reduzir os altos índices
de fracasso no desempenho escolar. Desde então, o Instituto Ayrton Senna, como legítimo
representante do Terceiro Setor assumiu posição de destaque nessa tarefa, mediante a
implantação de programas de parceria com governos da maioria dos estados e municípios
brasileiros e a constituição de alianças sociais estratégicas com setores empresariais,
financeiros e fundacionais. Em face da representatividade e abrangência da atuação dessa
organização, no presente estudo buscou-se analisar os contextos e textos que deram
origem e sustentação à proposta do Instituto Ayrton Senna (IAS), sua rede de alianças
sociais estratégicas e parcerias na gestão das políticas públicas educacionais brasileiras. A
pesquisa de natureza documental e qualitativa empregou como principal fonte de
investigação informações de domínio público, disponíveis no site do Instituto Ayrton Senna,
assim como documentos de outros organismos e/ou instituições nacionais e internacionais
com os quais o IAS estabelece alianças estratégicas. A abordagem do "Ciclo de Políticas"
baseada nos trabalhos de Stephen Ball e Richard Bowe ofereceu sustentação metodológica
ao estudo, viabilizando a análise crítica das redes, soluções e programas implantados pelo
IAS na gestão das políticas educacionais, no âmbito da educação formal, desde a
formulação inicial, em nível macro, até sua implementação nos processos micro políticos. O
estudo permitiu observar a participação efetiva do Instituto na circulação internacional de
ideias, recomendações e soluções para a educação do país, a partir de uma ampla rede de
relacionamentos, uma visão que focaliza essencialmente a gestão por resultados e um firme
propósito de intercâmbio entre o setor estatal e o público não-estatal. Essa aliança social
estratégica tem sido crucial para a construção e disseminação de "novos" modelos de
governança e de novas relações entre educação e economia. |
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