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Título:  
  A ação do Instituto Ayrton Senna na gestão das políticas educacionais: alianças sociais e legitimação do gerencialismo na educação
Autor:  
  João Carlos Macieski Michel   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIVALI/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  261
Resumo  
  No âmbito educacional brasileiro, notadamente a partir da década de 1990, constatou-se expressiva presença de novos provedores da sociedade civil que, em parceria com os governos, estabeleceram um conjunto de iniciativas particulares - mas com um sentido público - direcionadas à formulação e gestão das políticas públicas para a Educação, sob alegação da ineficiência do Estado em gerir os recursos públicos e reduzir os altos índices de fracasso no desempenho escolar. Desde então, o Instituto Ayrton Senna, como legítimo representante do Terceiro Setor assumiu posição de destaque nessa tarefa, mediante a implantação de programas de parceria com governos da maioria dos estados e municípios brasileiros e a constituição de alianças sociais estratégicas com setores empresariais, financeiros e fundacionais. Em face da representatividade e abrangência da atuação dessa organização, no presente estudo buscou-se analisar os contextos e textos que deram origem e sustentação à proposta do Instituto Ayrton Senna (IAS), sua rede de alianças sociais estratégicas e parcerias na gestão das políticas públicas educacionais brasileiras. A pesquisa de natureza documental e qualitativa empregou como principal fonte de investigação informações de domínio público, disponíveis no site do Instituto Ayrton Senna, assim como documentos de outros organismos e/ou instituições nacionais e internacionais com os quais o IAS estabelece alianças estratégicas. A abordagem do "Ciclo de Políticas" baseada nos trabalhos de Stephen Ball e Richard Bowe ofereceu sustentação metodológica ao estudo, viabilizando a análise crítica das redes, soluções e programas implantados pelo IAS na gestão das políticas educacionais, no âmbito da educação formal, desde a formulação inicial, em nível macro, até sua implementação nos processos micro políticos. O estudo permitiu observar a participação efetiva do Instituto na circulação internacional de ideias, recomendações e soluções para a educação do país, a partir de uma ampla rede de relacionamentos, uma visão que focaliza essencialmente a gestão por resultados e um firme propósito de intercâmbio entre o setor estatal e o público não-estatal. Essa aliança social estratégica tem sido crucial para a construção e disseminação de "novos" modelos de governança e de novas relações entre educação e economia.
     
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