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Título:  
  Subsídios para análise dos impactos da Ferrovia Norte-Sul no desenvolvimento dos municípios do Tocantins - o caso de Aguiarnópolis
Autor:  
  Elaine Maria da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNB/ARQUITETURA E URBANISMO
Área Conhecimento  
  ARQUITETURA E URBANISMO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  153
Resumo  
  O presente documento tem como objetivo apontar elementos que possibilitem a análise a cerca dos impactos da Ferrovia Norte Sul nos municípios do Tocantins por onde percorre o empreendimento, tendo como base de estudo o município de Aguiarnópolis, primeiro município a receber a infra-estrutura e iniciar sua operação no Estado. A relevância do tema se deve ao fato de que a infra-estruturação no Brasil vem a tempos sendo trabalhada como medida para a integração do território nacional e para a promoção do desenvolvimento do interior do país. As primeiras experiências nesse sentido intencionavam maior integração e controle territorial e já previam para isso a integração multimodal rodoviária, hidroviária e ferroviária. Essas intenções são retomadas com os Programas Avança Brasil e Brasil em Ação da década de 1990 e redefinidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento dos anos 2000. Essas políticas governamentais, cuja abrangência se estende ao desenvolvimento da região norte contribuíram para a formação de um cenário econômico delineado pela produção em larga escala voltado para exportação justificado pela a expansão da fronteira agrícola. A questão é até que ponto a reestruturação da lógica territorial, produtiva e habitacional, conseqüente do modelo de desenvolvimento implantado promoverá real desenvolvimento em escala local e regional. Esta dissertação pretende lançar em discussão a temática a cerca do desenvolvimento proporcionado por grandes eixos infra-estruturais como a Ferrovia Norte-Sul, amparados por programas governamentais e modelos de desenvolvimentos agro-exportador que não privilegia os municípios de onde originam a produção no interior do país.
     
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