Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3.03 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Futebol de campo, educação e cidadania: o projeto "Campeões do Amanhã"
Autor:  
  Armando Alves Júnior   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UECE/PLANEJAMENTO E POLITICAS PÚBLICAS
Área Conhecimento  
  SOCIOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  285
Resumo  
  A dissertação que tem por tema "Futebol de campo, educação e cidadania: O Projeto "Campeões do Amanhã'" investiga o futebol, que passou a ser parte integrante da sociedade brasileira, é possível entendê-lo como uma espécie de veículo propulsor e gerador constante da inclusão social, caracterizado pela aceitação maciça entre os membros da grande massa popular brasileira. Objetivo: Analisar as implicações do Projeto "Campeões do Amanhã", como instrumento de inclusão social, na vida familiar, escolar, e social das crianças e adolescentes participantes. Pesquisa fundamentada no método hipotético-dedutivo, aplicando-se a pesquisa de tipo bibliográfica e estudos exploratórios no campo de estudo, com análise documental e levantamento de dados empíricos qualitativos. Pesquisa Exploratória em Campo com o objetivo de obter percepções sobre o vínculo esportivo em âmbito educacional, social e/ou familiar no Projeto "Campeões do Amanhã". Concluiu-se que as contradições presentes no processo de cidadania, no que tange as relações entre Estado e Sociedade, estão implícitas nas políticas públicas sociais que, se por um lado, visam resolver os problemas sociais, como a fome, o analfabetismo e a miséria, por outro, são assistencialistas, incluem a tutela, mascarando as discriminações, e não atingindo o cerne do problema. Concretizam-se, portanto, como desmobilizadoras e controladoras, o que tolhe a verdadeira participação, o desenvolvimento da autonomia e emancipação dos indivíduos.
     
    Baixar arquivo