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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,00
MB
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Título: |
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A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO AMAPÁ ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE TURISMO E INFORMÁTICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO AMAPÁ CEPA |
Autor: |
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Job Duarte Morais
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UECE/PLANEJAMENTO E POLITICAS PÚBLICAS |
Área Conhecimento |
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SOCIOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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308 |
Resumo |
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O objetivo geral deste trabalho é analisar a Educação Profissional no Estado do Amapá
mediante o modelo das competências e seus desdobramentos no contexto do Centro de
Educação Profissional do Amapá – CEPA, tendo como base de estudo os cursos
Técnicos em Turismo e Informática. Apresentamos inicialmente um histórico da
educação profissional no Brasil, com o propósito de identificarmos o cenário político,
social e econômico em que se construiu essa modalidade de ensino. São analisadas as
várias legislações sobre o tema até os dias atuais, bem como fazemos uma reflexão
sobre as influências dos organismos internacionais no direcionamento dessas políticas
públicas. Outra questão que abordamos no trabalho está relacionada à Educação
Profissional e modelo de competência. Fazemos uma análise sobre a origem do
modelo de competências e como este modelo está inserido no contexto da Educação
Profissional mediante legislação pertinente, destacando-se a questão das competências,
habilidades e certificações na nova LDB. Abordamos a importância da educação
enquanto “valor econômico”, visto que dentre as expectativas dos alunos de ensino
profissionalizante está evidente a preocupação com a idéia de educação como
investimento para oportunidade no mercado de trabalho. Vale registra que, a mudança
do perfil de profissional exigido pelo mercado, é abordado fazendo-se uma relação
entre o modelo taylorista/fordista e novo modelo de produção capitalista (acumulação
flexível). E, finalmente com a pesquisa de campo com gestores, área pedagógica,
professores e alunos apresentamos a eficácia da política pública da educação
profissional mediante a pedagogia da competência na colocação dos discentes no
mercado, nas suas respectivas áreas de atuação. |
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