|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
604,12
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação como Ferramentas de Gestão do Conhecimento na Modalidade de Educação a Distância |
Autor: |
|
Magaloni Maria de Almeida
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPE/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
164 |
Resumo |
|
O propósito desta pesquisa foi verificar como as Tecnologias de Comunicação e Informação são utilizadas como ferramentas da Gestão do conhecimento na Modalidade de Ensino a Distância no Centro de Educação a Distância - CED do Centro Universitário do Norte - UNINORTE trazendo como objetivos específicos: (I) identificar quais as TICs são adotadas na modalidade de EAD no Centro de Educação a Distância do UNINORTE; (II) analisar se as TICs são utilizadas no Uninorte na EAD do Uninorte como modo de conversão do conhecimento; e (III) avaliar qual a função das TICs na Gestão do conhecimento na relação UNINORTE alunos de EAD. Esta pesquisa foi realizada com a utilização de um único estudo de caso; utilizando a abordagem predominantemente qualitativa. A análise dos dados foi feita por meio de cruzamento das respostas dos questionários respondidos pelos professores e pelos alunos com a análise documental. Os questionários foram aplicados aos professores mais antigos do CED totalizando cinco e a 50 alunos que estão no terceiro período da estrutura curricular de seus cursos e que cursam disciplinas em dependência ou suplementação pelo EAD no UNINORTE. Por meio dos resultados obtidos; concluiu-se que as TICs podem ser utilizadas como ferramentas na gestão do conhecimento na modalidade de Ensino a Distância e que o uso das ferramentas das TICs proporciona a conversão do conhecimento; exceto no que se refere ao primeiro modo de conversão onde as ferramentas utilizadas atualmente no UNINORTE-CED; não proporcionam a socialização do conhecimento (combinação do conhecimento tácito com o conhecimento tácito) tendo em vista que é necessária a prática para que isso ocorra. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|