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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
568,80
KB
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Título: |
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Perfil motor de crianças na educação infantil: estudo longitudinal |
Autor: |
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Miriam Beckhäuser de Bastos Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UDESC/CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO FÍSICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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182 |
Resumo |
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Este estudo teve como objetivo investigar ao longo de dezoito meses, o nível de Desenvolvimento Motor de crianças de 2 a 6 anos, de ambos os sexos, matriculadas na Educação Infantil de duas escolas da Rede Particular de Ensino, em Florianópolis/SC. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a Escala de Desenvolvimento Motor "EDM" (ROSA NETO, 2002), que se caracteriza por um conjunto de provas que avaliam as seguintes habilidades motoras: Motricidade Fina. Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial e Organização Temporal. Para a obtenção das Idades e Quocientes Motores dos participantes e para armazenar os dados foi utilizado o Programa Informático EXCELL (Versão, 2003). Para o tratamento e análise dos dados foi utilizado o Programa Informático Epi-Info (Versão. 6.0). Os dados foram analisados através de Estatística Descritiva (freqüências, percentuais, média, desvio-padrão. Variância, valor mínimo, valor máximo e mediana). Foi utilizada a análise Comparativa. (Teste "T" de "Student". Para as variáveis não Paramétricas, Teste de "Kruskal-Wallis". Para a análise de correlação foi utilizado o Teste de Regressão Linear ou Coeficiente de Correlação de "Pearson". O nível de significância lixado para os testes (hipóteses) foi de 95%. Para as informações sobre o contexto Escolar foi utilizada um "Entrevista Semi-Estruturada" com as professoras, adaptada por Berleze (2002), que consta de perguntas sobre as oportunidades de vivências motoras oferecidas para as crianças dentro da escola. Os resultados encontrados revelam que o Desenvolvimento Motor Geral da maioria dos Pré-escolares avaliados ao longo de dezoito meses, foi considerado dentro da normalidade, no nível "Normal Médio"de acordo com a Escala de Desenvolvimento Motor - "EDM" - (ROSA NETO, 2002). Não foram encontradas diferenças significativas no desenvolvimento Motor geral dos Pré-escolares, entre as três avaliações motoras realizadas. Em relação ao gênero, encontrou-se diferenças significativas entre meninos e meninas nas habilidades de Motricidade Fina, Motricidade Global e Organização Temporal. Quanto ao contexto Escolar, acredita-se que as atividades motoras que as Escolas oportunizam, podem contribuir de forma a promover o Desenvolvimento Motor dos Pré-escolares, nas habilidades motoras em geral. Conclui-se que as mudanças no Desenvolvimento Motor ocorrem ao longo do tempo, de forma progressiva e não linear, variando de acordo com a maturidade e os estímulos de cada criança. |
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