Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  568.80 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Perfil motor de crianças na educação infantil: estudo longitudinal
Autor:  
  Miriam Beckhäuser de Bastos Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UDESC/CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO FÍSICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  293
Resumo  
  Este estudo teve como objetivo investigar ao longo de dezoito meses, o nível de Desenvolvimento Motor de crianças de 2 a 6 anos, de ambos os sexos, matriculadas na Educação Infantil de duas escolas da Rede Particular de Ensino, em Florianópolis/SC. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a Escala de Desenvolvimento Motor "EDM" (ROSA NETO, 2002), que se caracteriza por um conjunto de provas que avaliam as seguintes habilidades motoras: Motricidade Fina. Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial e Organização Temporal. Para a obtenção das Idades e Quocientes Motores dos participantes e para armazenar os dados foi utilizado o Programa Informático EXCELL (Versão, 2003). Para o tratamento e análise dos dados foi utilizado o Programa Informático Epi-Info (Versão. 6.0). Os dados foram analisados através de Estatística Descritiva (freqüências, percentuais, média, desvio-padrão. Variância, valor mínimo, valor máximo e mediana). Foi utilizada a análise Comparativa. (Teste "T" de "Student". Para as variáveis não Paramétricas, Teste de "Kruskal-Wallis". Para a análise de correlação foi utilizado o Teste de Regressão Linear ou Coeficiente de Correlação de "Pearson". O nível de significância lixado para os testes (hipóteses) foi de 95%. Para as informações sobre o contexto Escolar foi utilizada um "Entrevista Semi-Estruturada" com as professoras, adaptada por Berleze (2002), que consta de perguntas sobre as oportunidades de vivências motoras oferecidas para as crianças dentro da escola. Os resultados encontrados revelam que o Desenvolvimento Motor Geral da maioria dos Pré-escolares avaliados ao longo de dezoito meses, foi considerado dentro da normalidade, no nível "Normal Médio"de acordo com a Escala de Desenvolvimento Motor - "EDM" - (ROSA NETO, 2002). Não foram encontradas diferenças significativas no desenvolvimento Motor geral dos Pré-escolares, entre as três avaliações motoras realizadas. Em relação ao gênero, encontrou-se diferenças significativas entre meninos e meninas nas habilidades de Motricidade Fina, Motricidade Global e Organização Temporal. Quanto ao contexto Escolar, acredita-se que as atividades motoras que as Escolas oportunizam, podem contribuir de forma a promover o Desenvolvimento Motor dos Pré-escolares, nas habilidades motoras em geral. Conclui-se que as mudanças no Desenvolvimento Motor ocorrem ao longo do tempo, de forma progressiva e não linear, variando de acordo com a maturidade e os estímulos de cada criança.
     
    Baixar arquivo