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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
9,02
MB
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Título: |
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Fumo passivo: das concepções dos alunos à utilização de uma ferramenta pedagógica sobre o tema no ensino fundamental |
Autor: |
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Lilian Fenalti Salla
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSM/EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS QUÌMICA DA VIDA E SAÚDE ( UFSM - FURG) |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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121 |
Resumo |
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O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como tema central o fumo passivo pela perspectiva da Educação em Ciências. Buscando gerar subsídios que colaborassem para o estabelecimento de estratégias pedagógicas promotoras tanto de uma aprendizagem significativa como de uma alfabetização científica em relação ao tema, o estudo teve como objetivos: - investigar as concepções dos alunos de ensino fundamental (6º ao 9º ano) sobre o fumo passivo, - avaliar a abordagem do tema nos livros didáticos de Ciências utilizados no ensino fundamental, - elaborar uma ferramenta pedagógica lúdico-interativa contemplando os efeitos do fumo passivo sobre o sistema biológico, - avaliar o impacto da ferramenta pedagógica sobre as concepções dos alunos após a interação destes com a mesma.
Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram o questionário semi-estruturado e a observação participante. Para a aproximação da realidade foi utilizada a teoria das Concepções Prévias e para a interpretação dos dados foram utilizadas a Análise de Conteúdo e a Estatística Descritiva.
Os resultados obtidos no estudo, de uma forma geral, demonstraram que: - as concepções dos alunos de ensino fundamental acerca do fumo passivo são escassas e superficiais, - as concepções dos alunos variaram do "não entendimento" sobre o que é fumo passivo até a compreensões condizentes, embora incompletas, com o conceito científico do mesmo. Ainda, as concepções mostraram-se fortemente associadas ao universo das drogas, da doença e da morte, - a abordagem do tema nos livros didáticos de Ciências mostrou-se reduzida, fragmentada e descontextualizada, - a ferramenta pedagógica "Pulmão e sua Turma", elaborada no estudo, mostrou-se útil na compreensão acerca do fumo passivo e seus efeitos sobre o sistema biológico, uma vez que foram observadas evoluções nas concepções dos alunos
após a interação com a mesma. Observou-se, também, o estabelecimento de uma postura crítica dos alunos em relação ao fumo passivo após a interação com a ferramenta pedagógica.
Apesar dos resultados obtidos não poderem ser generalizados eles são reveladores tanto da escassez de conhecimentos formais sobre o fumo passivo entre os alunos de ensino fundamental quanto do descaso com o tema no âmbito escolar.
A ferramenta pedagógica elaborada, embora necessite de reparos, foi capaz de motivar os alunos a refletirem de forma crítica sobre o tema, esboçando assim, uma alfabetização científica em relação ao mesmo.
Considerando-se os aspectos inferidos neste estudo, espera-se que ele contribua para a elaboração de propostas político-pedagógicas que contemplem, não só o fumo passivo, que é a terceira maior causa de morte evitável e removível no mundo, mas também outros temas relativos à qualidade de vida e à saúde, fomentando, assim, a alfabetização científica através da Educação em Ciências. |
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