Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  9,02 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Fumo passivo: das concepções dos alunos à utilização de uma ferramenta pedagógica sobre o tema no ensino fundamental
Autor:  
  Lilian Fenalti Salla   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSM/EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS QUÌMICA DA VIDA E SAÚDE ( UFSM - FURG)
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  121
Resumo  
  O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como tema central o fumo passivo pela perspectiva da Educação em Ciências. Buscando gerar subsídios que colaborassem para o estabelecimento de estratégias pedagógicas promotoras tanto de uma aprendizagem significativa como de uma alfabetização científica em relação ao tema, o estudo teve como objetivos: - investigar as concepções dos alunos de ensino fundamental (6º ao 9º ano) sobre o fumo passivo, - avaliar a abordagem do tema nos livros didáticos de Ciências utilizados no ensino fundamental, - elaborar uma ferramenta pedagógica lúdico-interativa contemplando os efeitos do fumo passivo sobre o sistema biológico, - avaliar o impacto da ferramenta pedagógica sobre as concepções dos alunos após a interação destes com a mesma. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram o questionário semi-estruturado e a observação participante. Para a aproximação da realidade foi utilizada a teoria das Concepções Prévias e para a interpretação dos dados foram utilizadas a Análise de Conteúdo e a Estatística Descritiva. Os resultados obtidos no estudo, de uma forma geral, demonstraram que: - as concepções dos alunos de ensino fundamental acerca do fumo passivo são escassas e superficiais, - as concepções dos alunos variaram do "não entendimento" sobre o que é fumo passivo até a compreensões condizentes, embora incompletas, com o conceito científico do mesmo. Ainda, as concepções mostraram-se fortemente associadas ao universo das drogas, da doença e da morte, - a abordagem do tema nos livros didáticos de Ciências mostrou-se reduzida, fragmentada e descontextualizada, - a ferramenta pedagógica "Pulmão e sua Turma", elaborada no estudo, mostrou-se útil na compreensão acerca do fumo passivo e seus efeitos sobre o sistema biológico, uma vez que foram observadas evoluções nas concepções dos alunos após a interação com a mesma. Observou-se, também, o estabelecimento de uma postura crítica dos alunos em relação ao fumo passivo após a interação com a ferramenta pedagógica. Apesar dos resultados obtidos não poderem ser generalizados eles são reveladores tanto da escassez de conhecimentos formais sobre o fumo passivo entre os alunos de ensino fundamental quanto do descaso com o tema no âmbito escolar. A ferramenta pedagógica elaborada, embora necessite de reparos, foi capaz de motivar os alunos a refletirem de forma crítica sobre o tema, esboçando assim, uma alfabetização científica em relação ao mesmo. Considerando-se os aspectos inferidos neste estudo, espera-se que ele contribua para a elaboração de propostas político-pedagógicas que contemplem, não só o fumo passivo, que é a terceira maior causa de morte evitável e removível no mundo, mas também outros temas relativos à qualidade de vida e à saúde, fomentando, assim, a alfabetização científica através da Educação em Ciências.
     
    Baixar arquivo