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Título:  
  O atrito na mecânica de deslizamento em ortodontia
Autor:  
  Marcus Geraldo Sobreira Peixoto   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESP/GUAR/ENGENHARIA MECÂNICA
Área Conhecimento  
  ORTODONTIA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  200
Resumo  
  O objetivo deste trabalho é mostrar por intermédio da revisão da literatura e de experimentos laboratoriais que, se o ortodontista tomar alguns cuidados simples poderá, durante a retração canino pela mecânica de deslizamento minimizar acentuadamente a resistência ao deslizamento permitindo que uma maior força seja transferida ao dente, otimizando o movimento do dente e decrescendo a indesejável perda de ancoragem. Uma avaliação de parâmetros tais como a força normal produzida pelo amarrilho e o grau de inclinação do eixo sagital do braquete em condições de gripamento, em condições controladas, pode proporcionar informações importantes em relação à resistência ao deslizamento na utilização de um sistema constituído por arco-braquete-amarrilho em aço ou arco-braquete em aço e amarrilho em elastômero, além de braquetes com auto ligaduras. Os resultados obtidos indicaram que a força aplicada no sistema cresce com o aumento da força normal aplicada pelo amarrilho em condições constantes de inclinação do eixo sagital do braquete, cresce mais ainda com o aumento do ângulo de inclinação, sendo que este crescimento é maior quando se utiliza amarrilhos elastoméricos, já que este se distende na direção do deslizamento, produzindo uma força contrária a da movimentação do dente, esta distensão poderá ser maior dependendo da rugosidade do fio e da adesão histerética do fio com o elastômero, o atrito cresce linearmente com a força aplicada no conjunto fiobraquete e amarrilho. É necessário maior força para o rompimento do atrito estático do que para se manter o movimento do dente durante o atrito dinâmico.
     
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