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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.36
MB
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Título: |
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Avaliação cognitiva de indivíduos autistas: inteligência, atenção e percepção |
Autor: |
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Lília Maise de Jorge
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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USF/PSICOLOGIA |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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1,510 |
Resumo |
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Esta pesquisa teve como objetivo investigar o funcionamento cognitivo de indivíduos que
apresentam Transtornos do Espectro do Autismo, em tarefas que avaliam atenção visual
seletiva e alternada, em habilidade perceptomotora de cópia de formas, e em teste de
inteligência não-verbal que requer estratégias de raciocínio lógico e resolução de
problemas. Para tanto, contou com 28 participantes com idades entre 5 e 26 anos
(Média=11,62 e DP=5,68), sendo 25 do sexo masculino, provenientes de consultórios
particulares ou instituições especializadas, caracterizando a amostra como sendo clínica. Os
instrumentos utilizados foram a Pervasive Development Disorder Assessment Scale –
Screening Questionnary (PDDAS-SQ), para obtenção dos graus de comprometimento
autístico dos avaliados; o Teste de Inteligência Não-Verbal - terceira edição (TONI-3
Forma A); o Teste de Bender, corrigido pelo Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG); um
Teste de Atenção por Cancelamento (TAC); e os Testes Motor e de Percepção, usados
como screenings no Bender-Gestalt II. A aplicação seguiu a proposta de adaptar
instrumentos, instruções e ambiente às necessidades dos participantes, adotando os
princípios de avaliação assistida, com mediações verbais e gestuais. O tratamento
estatístico foi feito com testes não-paramétricos, em função no número de participantes e da
heterogeneidade da amostra. Os resultados apontaram o grau moderado de
comprometimento autístico como o mais frequente no grupo avaliado. Evidências de
validade convergente-discriminante para a escala PDDAS-SQ mostraram correlação
negativa e significativa com o TAC em seletividade simples e alternância, mas não com
seletividade envolvendo velocidade de processamento; a correlação com o B-SPG e com o
TONI-3 foi fraca e não significativa, evidenciando que capacidade perceptomotora e
inteligência não estão relacionadas aos graus de comprometimento autístico. Aliás, as
performances no B-SPG foram comprometidas de um modo geral, nesta amostra, sendo
este um dado importante para o planejamento interventivo. Correlações entre o TAC, o BSPG
e a pontuação total do TONI-3 foram significativas, exceto com a prova de
seletividade simples envolvendo velocidade de processamento, demonstrando que o fator
tempo interferiu no desempenho dos participantes. Os valores de QI do TONI-3, estimados
a partir da norma americana, variaram de 62 a 129 (Média=89,89 e DP=19,14). A
correlação desses valores com a idade foi negativa (rho=-0,52; p=0,005), sugerindo que os
QIs mais altos estão concentrados nas idades mais baixas. Esse dado tem implicações tanto
clínicas quanto educacionais e merecem reflexão. |
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