Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3,72 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Ensino de geoprocessamento em ambientes virtuais de aprendizagem
Autor:  
  Mariane Mayumi Garcia Takeda   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEL/GEOGRAFIA
Área Conhecimento  
  GEOGRAFIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  257
Resumo  
  Atualmente, tecnologias de informação e comunicação estão sendo introduzidas na educação, contudo, são poucos os estudos que analisam sobre suas reais contribuições no ensino-aprendizagem. Este trabalho se insere neste contexto, pois tem como objetivo investigar o processo de implantação do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE na disciplina Geoprocessamento e avaliar a receptividade dos alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Além disso, associa o ambiente MOODLE ao ensino presencial na disciplina como alternativa de qualificação do processo de aprendizagem dos alunos. A avaliação dessa modalidade de ensino, presencial apoiado em um ambiente virtual de aprendizagem, realizado por meio de questionários aplicados aos alunos durante o andamento da disciplina, permite inferir que o uso pedagógico dessa tecnologia favorece e incentiva o estudo e a aprendizagem, auxilia no processo de ensino em relação à avaliação e possibilita a disponibilização e democratização de material didático.
     
    Baixar arquivo