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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,93
MB
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Título: |
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Uma abordagem de acordo de nível de serviço para computação em nuvem |
Autor: |
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Hans Alberto Franke
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO |
Área Conhecimento |
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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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228 |
Resumo |
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Computação em Nuvem é baseada na visão de prover serviços
como utilidades (e.g. água, luz), onde consumidores podem acessar
os serviços em qualquer lugar do mundo e, por demanda, pagar
apenas pela quantidade que consomem. O tamanho, complexidade e
escopo desse paradigma computacional faz com que surja a
necessidade dos provedores de serviço implementarem uma forma
mais escalável para negociar, orquestrar e automatizar o processo de
Acordo de Nível de Serviço.
Como prover um serviço onde o usuário contrate apenas aquilo
que necessite, pagando apenas pelo uso, de maneira eficiente,
simples, transparente e da forma mais barata possível? Como decidir
entre Nuvem ou estrutura tradicional com micros dedicados? Tendo
Acordos de Nível de Serviço (SLA) bem definidos e previamente
acordados entre usuários e fornecedor, que possam mudar de acordo
com a necessidade do usuário; usando mais ou menos recursos de
maneira automática baseada na demanda; utilizando de maneira
colaborativa toda a infraestrutura disponível, reduzindo custos e
preservando recursos; como descobrir os recursos/serviços de
maneira eficiente com o menor custo possível;
Neste trabalho propõe-se uma abordagem para mapeamento de
SLA entre processos de negócio e infraestrutura de TI, garantindo
que os acordos de nível de serviço sejam endereçados de maneira
dinâmica, baseado na demanda do usuário. Isto se dá através de uma
renegociação dinâmica entre os clientes e uma lista de provedores,
gerando o menor custo possível ao usuário e otimizando os recursos
dos provedores.
É proposto uma arquitetura que utiliza parâmetros definidos em
um arquivo de Objetivo de Nível de Serviço – SLO, para negociar e
escolher os melhores provedores de nuvem. A proposta foi simulada
no ambiente CloudAnalyst, comparando-se abordagens de SLA
estáticas e dinâmicas. Os resultados apresentados nas simulações
com negociação dinâmica provam que a proposta de endereçar
processos de negócio em infraestrutura de TI de maneira dinâmica
gera um ganho ao ambiente e ao usuário. |
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