|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,56
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O processo de construção do conhecimento por meio das novas tecnologias no contexto da conexão sem fio |
Autor: |
|
Arnaldo Turuo Ono
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/SP/EDUCAÇÃO (CURRÍCULO) |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
182 |
Resumo |
|
Buscou-se, por meio deste estudo, entender como os indivíduos constroem conhecimentos usando as novas tecnologias, considerando o contexto das conexões sem fio. Como primeiro passo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em bases de dados eletrônicas online com o intuito de identificar o "estado da arte" atual sobre o assunto, em diferentes países, além do Brasil. Em seguida, o referencial teórico foi composto, abordando conceitos relacionados à tecnologia, aprendizagem, conhecimento, bem como o modelo de Espiral de Aprendizagem de Valente (2002) e o modelo teórico de Criação do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2003), que serviram de base para a elaboração de uma proposta de inter-relação entre os dois modelos. Tendo esse referencial como diretriz, a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida. Por meio de entrevistas em profundidade, 65 sujeitos de três grupos distintos foram entrevistados. Aplicando a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) e a técnica de Árvore de Similaridades, via CHIC (COUTURIER, BODIN, GRAS, 2003) os dados foram analisados. Os resultados apontaram para situações em que os indivíduos constroem conhecimentos em diferentes estágios ontológicos, em consonância com a proposta de inter-relação. Também há a sinalização de um forte componente de intencionalidade quando do engajamento desses sujeitos em comunidades virtuais e desenvolvimento de trabalhos colaborativos, situação não percebida em relação aos usuários comuns, que não possuem interesses específicos. Outro ponto que se destaca diz respeito às novas tecnologias, as quais não substituem as existentes, pois na verdade são integradas em decorrência de suas funcionalidades, preservando os conhecimentos construídos e proporcionando, por meio dos novos recursos, a readequação e construção de novos conhecimentos. A questão da mobilidade parece ser um tema ainda pouco relevante, pois há dificuldades relacionadas aos custos de aquisição e manutenção, problemas com relação a questões ergonômicas (teclados e visores pequenos), além da grande volatilidade quanto ao desenvolvimento tecnológico desses dispositivos. Assim, a contribuição deste estudo se dá por meio da proposta de inter-relação entre a Espiral da Aprendizagem (VALENTE, 2002) e a Teoria de Criação do Conhecimento (NONAKA, TAKEUCHI, 2003), da aplicação de duas técnicas qualitativas para análise dos dados, a análise de conteúdo (BARDIN, 2004) e o CHIC (COUTURIER, BODIN, GRAS, 2003), e pelos resultados obtidos a partir das entrevistas realizadas com três grupos distintos de indivíduos que lançam mão das novas tecnologias, no contexto da conexão sem fio, para a realização de vários níveis de construção do conhecimento. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|