|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
683,48
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Análise do processo de reformulação do projeto político pedagógico do curso de educação física da uepa ação regulatória e emancipatória |
Autor: |
|
Eliane do Socorro de Sousa Aguiar
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UEPa/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
231 |
Resumo |
|
O estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação, da Universidade do Estado do
Pará, na linha de pesquisa "Formação de Professores", especificamente na área de
interesse "Formação de Professores e o Projeto Político Pedagógico". Investiga o
processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação
Física da Universidade do Estado do Pará, a partir da análise da necessidade concreta
de reformulação deste, da organização do processo, inserção dos sujeitos e
constituição dos grupos, dos diálogos estabelecidos e obstáculos enfrentados. Adota o
materialismo histórico dialético como método de investigação capaz de estabelecer as
mediações entre o contexto de crise estrutural do capitalismo, de implementação de
políticas neoliberais, de reformas educacionais e sua expressão no campo da
Formação de Professores de Educação Física através da aprovação de Diretrizes
Curriculares Nacionais, com repercussões no âmbito da organização dos projetos
pedagógicos dos cursos. Os resultados indicam o processo permeado pelo hibridismo
de ações regulatórias e emancipatórias, a primeira evidenciada em momentos em que
prevaleceram as posturas autoritárias, burocráticas e verticalizadas, e a segunda,
localizada nas oportunidades de discussões ampliadas, coletivizadas e democráticas.
Conclui sobre condições objetivas para efetivação da possibilidade de uma formação
para emancipação humana tornar-se realidade. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|