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Título:  
  Análise do processo de reformulação do projeto político pedagógico do curso de educação física da uepa ação regulatória e emancipatória
Autor:  
  Eliane do Socorro de Sousa Aguiar   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEPa/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  398
Resumo  
  O estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação, da Universidade do Estado do Pará, na linha de pesquisa "Formação de Professores", especificamente na área de interesse "Formação de Professores e o Projeto Político Pedagógico". Investiga o processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará, a partir da análise da necessidade concreta de reformulação deste, da organização do processo, inserção dos sujeitos e constituição dos grupos, dos diálogos estabelecidos e obstáculos enfrentados. Adota o materialismo histórico dialético como método de investigação capaz de estabelecer as mediações entre o contexto de crise estrutural do capitalismo, de implementação de políticas neoliberais, de reformas educacionais e sua expressão no campo da Formação de Professores de Educação Física através da aprovação de Diretrizes Curriculares Nacionais, com repercussões no âmbito da organização dos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados indicam o processo permeado pelo hibridismo de ações regulatórias e emancipatórias, a primeira evidenciada em momentos em que prevaleceram as posturas autoritárias, burocráticas e verticalizadas, e a segunda, localizada nas oportunidades de discussões ampliadas, coletivizadas e democráticas. Conclui sobre condições objetivas para efetivação da possibilidade de uma formação para emancipação humana tornar-se realidade.
     
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