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Título:  
  Educação a distância com uso de mídias integradas: estudo de caso do curso de controle social das contas públicas
Autor:  
  Ana Perpétua Ellery Corrêa   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UECE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  643
Resumo  
  Com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, a educação a distância no Brasil passa a ser uma modalidade reconhecida e, a partir de então, regulamentada. Na última metade dos anos 1990 a EAD ganha impulso, adotando experiências com uso de tecnologias digitais. Na sequência, as instituições públicas e privadas passaram a mesclar suas formações continuadas oferecidas até então de modo presencial, com a modalidade EAD, adotando novas metodologias de ensino-aprendizagem, com a integração de diferentes mídias. A presente dissertação se desenvolveu em torno dessa temática, utilizando a estratégia de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. O objetivo do trabalho consiste em resgatar e analisar o processo de introdução da modalidade de EAD pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE), com ênfase no reconhecimento, mapeamento e análise do perfil da formação docente e das estratégias metodológicas adotadas para a viabilização do Curso de Controle Social das Contas Públicas. As técnicas utilizadas para a realização da investigação da dissertação consistiram na observação, acompanhada da análise de conteúdo do discurso dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do curso, e da análise das avaliações dos cursistas e dos documentos pedagógicos. A dissertação está estruturada em três capítulos, onde são apresentados referenciais teóricos tematizando a formação de professores e a EAD na sociedade da informação com o panorama da evolução dessa modalidade no Ceará, no Brasil, no mundo, analisando a proposta de criação da Escola de Contas e Gestão do TCM-CE e a adoção da EAD, com ênfase no Curso de Controle Social das Contas Públicas. Para análise empírica foi avaliado o alcance e os resultados das formações em EAD concluindo com as considerações finais decorrentes da pesquisa. O estudo demonstrou que a utilização da EAD permitiu triplicar o contingente de população beneficiada com capacitação pelo TCM, se comparado à abrangência verificada em formações presenciais realizadas anteriormente pelo Tribunal, em que os cursistas contaram com o aporte pedagógico mediado pelo uso de mídias integradas, formulada por profissionais na sua maioria com experiência docente. Os resultados das avaliações e a ampliação da utilização de interlocução com o Tribunal demonstraram que o aproveitamento e a permanência no curso foram bastante satisfatórios e as pesquisas realizadas no decorrer do estudo revelaram as vantagens e as limitações decorrentes da implantação dessa modalidade para o atendimento de um público-alvo disperso geograficamente, com perfil de escolaridade heterogêneo.
     
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