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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
34.88
MB
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Título: |
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Mito de Eros e Psiquê: um caminho possível para pensar a docência |
Autor: |
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Lidia Lacava
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UPM/EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA |
Área Conhecimento |
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INTERDISCIPLINAR |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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1,078 |
Resumo |
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A presente pesquisa tem como objetivo repensar e discutir a prática docente por meio da
análise do Mito de Eros e Psiquê, trabalhado em Oficinas de Sensibilização. O foco da
pesquisa consiste no estudo das múltiplas formas de expressão – inclusive do Mito e da Arte -
como possibilidade para uma reflexão-ação-reflexão sobre o ser e o fazer(-se) professor. A
dissertação apresenta um estudo feito em Escola Particular, situada na cidade de São Paulo,
com um grupo de nove professoras do Ensino Fundamental I. A metodologia adotada foi de
pesquisa-ação, em um estudo de caso com análise de conteúdo (Bardin, Minayo e Gaskell), na
qual se buscou priorizar a categoria subjetividade envolvida na relação ensino-aprendizagem.
Faz-se um paralelo entre as tarefas de Psiquê para resgatar o amor de Eros, com as tarefas do
professor para uma práxis pedagógica que amplie a consciência de ser-si-mesmo para poder
ser com o(s) outro(s). As Oficinas de Sensibilização são apoiadas em pesquisas feitas na
Universidade de Louisville, USA, por Kagin e Lusebrink, trazendo a contribuição da proposta
denominada ETC, onde se trabalha o fazer artístico como expressão do ser. A fundamentação
teórica adotada vem, basicamente, de Vygotsky, Jung, Ostrower, Morin e Paulo Freire que
trazem a importância das diferentes linguagens, como elemento fundamental para se aliar a
afetividade à razão, o subjetivo ao objetivo, o pensamento simbólico ao racional e lógico.
Busca-se abrir espaços para uma ação docente criativa, crítica e compromissada com o
momento sociocultural em que se vive. |
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