Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  19,29 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O escrever e o fotografar de quem aprende: currículo, experiência, artes visuais
Autor:  
  Sandra Corrêa Vieira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  304
Resumo  
  Esta dissertação tem como temática o ensino de Artes Visuais na educação formal, privilegiando os sentidos que os alunos dão às experiências vividas nesta disciplina do currículo. Os procedimentos adotados no desenvolvimento da pesquisa tiveram inspiração na cartografia, utilizando-se das escritas dos alunos sobre a arte e seu ensino, e de uma prática fotográfica realizada por eles. O trabalho analítico utilizou-se de alguns estudos do campo da filosofia da Diferença, tendo como categorias as noções de currículo e experiência a partir dessa perspectiva. A investigação foi desenvolvida no próprio ambiente de trabalho da pesquisadora, com uma turma de 8ª série do turno da noite de uma escola pública municipal da cidade de Pelotas. Entre os resultados da pesquisa, discute-se o lugar da arte em uma educação com fins instrumentais e utilitaristas, e a interferência do tempo disciplinar na experiência que os estudantes têm com a arte no currículo escolar. Observou-se que os alunos têm no seu cotidiano experiências com a arte que não são considerados dentro do currículo escolar.
     
    Baixar arquivo