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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
19.29
MB
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Título: |
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O escrever e o fotografar de quem aprende: currículo, experiência, artes visuais |
Autor: |
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Sandra Corrêa Vieira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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325 |
Resumo |
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Esta dissertação tem como temática o ensino de Artes Visuais na educação formal, privilegiando os sentidos que os alunos dão às experiências vividas nesta disciplina do
currículo. Os procedimentos adotados no desenvolvimento da pesquisa tiveram
inspiração na cartografia, utilizando-se das escritas dos alunos sobre a arte e seu ensino,
e de uma prática fotográfica realizada por eles. O trabalho analítico utilizou-se de alguns
estudos do campo da filosofia da Diferença, tendo como categorias as noções de
currículo e experiência a partir dessa perspectiva. A investigação foi desenvolvida no
próprio ambiente de trabalho da pesquisadora, com uma turma de 8ª série do turno da
noite de uma escola pública municipal da cidade de Pelotas. Entre os resultados da
pesquisa, discute-se o lugar da arte em uma educação com fins instrumentais e
utilitaristas, e a interferência do tempo disciplinar na experiência que os estudantes têm com a arte no currículo escolar. Observou-se que os alunos têm no seu cotidiano experiências com a arte que não são considerados dentro do currículo escolar. |
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