|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
4.10
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A linguagem da internet na escrita escolar de alunos adolescentes - um estudo de caso |
Autor: |
|
Danieli de Godoy da Silva
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
427 |
Resumo |
|
Esta pesquisa busca explicitar as relações que alunos de uma escola pública da cidade de Pelotas/RS estabelecem com as escritas do ambiente virtual (Orkut e MSN) e do ambiente escolar, e desta forma perceber como estas aparecem nos documentos escolares. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, que utiliza como recursos metodológicos, a realização de encontros/conversas com os alunos, tanto presenciais na escola, quanto virtuais na internet, bem como a coleta e análise de documentos: os cadernos dos alunos, gravação e transcrição de conversas mantidas em ambientes virtuais. A análise dos dados foi fundamentada a partir de autores como Babin e Kouloumdjian (1989), Porto (2000, 2002, 2003, 2005), Bagno (2003, 2007), Castells (2003), entre outros, com o objetivo de analisar e compreender os usos que os jovens adolescentes fazem da escrita do ambiente virtual e escolar. Nesse contexto, o estudo se propõe a responder as seguintes questões: Como vêm sendo materializadas as formas de comunicação virtual - especialmente as de escrita - entre jovens usuários da internet? Será que os estudantes encontram dificuldades para separar a escrita virtual da escrita da escola? Em que medida a escrita internáutica influencia a escrita na escola? Quais as relações que tais linguagens mantêm entre si? Quais as negociações que esses jovens fazem? Por quê? Para tentar responder essas questões, a proposta se desenvolve nas interações da pesquisadora com os jovens: no ambiente escolar e no ambiente virtual. As conclusões apontam para o fato de que a linguagem da internet está presente na escola e na escrita dos estudantes adolescentes, entretanto, aparecem em momentos de descontração, em conversas escritas informais, em bate-papos com os amigos e colegas. Os jovens utilizam a escrita oriunda dos ambientes virtuais (Orkut e MSN) em locais onde os professores não costumam olhar, tais como capas, contra capas e no meio dos cadernos. Mesmo a escrita do ambiente virtual estando presente apenas em locais onde os professores não vêem, elas fazem parte das comunicações que os adolescentes estabelecem com os colegas e amigos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|