|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
9.94
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Professores que utilizam tecnologias em suas aulas: como expressam situações pedagógicas de suas práticas? |
Autor: |
|
Michele Schuster Borba
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
294 |
Resumo |
|
A organização da sociedade vem sofrendo diversas mudanças ao longo do
tempo. Nas últimas décadas o avanço dos meios de comunicação e informação foi
muito grande, não só em termos de difusão, mas também do surgimento de novas
tecnologias que geram uma mudança significativa nos conceitos até então
existentes a respeito da comunicação e na forma de compreender o espaço e a
sociedade. Os meios de comunicação passam a fazer parte do cotidiano das
pessoas, cercando-as por todos os lados, gerando diversas alterações em seus
estilos de vida. Entretanto, um público em especial está bem mais familiarizado com
as novidades tecnológicas: os jovens. Conectados ao mundo através de diversos
canais, os jovens estão inseridos no mundo de uma forma diferente daquela
registrada há alguns anos. Com a mudança da realidade individual, há também
mudança na realidade coletiva, nos mais diversos setores da sociedade, incluindo a
escola. Na tentativa de acompanhar o novo cenário, transformado pelos avanços
tecnológicos, que impõem novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprender,
algumas escolas apostam na incorporação de tecnologias como fenômeno
significativo de mudança. Assim, este estudo procura descrever o atual cenário
educacional e as expectativas que existem em torno das questões a ele
relacionadas, que incluem desde a organização curricular até a atuação do professor
em sala de aula. A pesquisa foi realizada em duas escolas do município de Pelotas
e a amostra contou com cinco professores do ensino médio que utilizam recursos
tecnológicos em suas aulas. Procuramos então, através de observações e
entrevistas semi estruturadas com os professores, melhor compreender como eles
expressam suas práticas em relação aos aspectos pedagógicos quando utilizam
recursos tecnológicos em suas aulas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|